A capacitação organizada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) foi dividida em dez grupos, com a intenção de alinhar protocolos, revisar condutas durante os atendimentos e promover um momento de integração e troca de experiências entre os condutores socorristas.
Ainda foram repassadas orientações sobre cuidado emocional, legislação de trânsito, direção defensiva, cinemática do trauma, segurança de cena e a importância do trabalho em equipe durante os atendimentos de urgência e emergência. Além de atividades práticas como direção clínica, em que os condutores socorristas vivenciam a experiência de estar na maca, compreendendo na prática a importância do deslocamento seguro e a realidade enfrentada pelos pacientes e pela equipe durante o atendimento.
De acordo com a coordenadora do NEP, Sandra da Silva Ferreira, a formação contínua dos condutores socorristas é essencial para garantir um atendimento padronizado, humanizado e seguro para toda a população que transita pelo sudoeste do Paraná.
Ascom
