Notícias

Tri-fronteira recebe comitiva de prefeitos e empresários da região do contestado

O objetivo da missão foi conhecer o funcionamento do Porto Seco e as potencialidades logísticas da Trifronteira

Tri-fronteira recebe comitiva de prefeitos e empresários da região do contestado
Foto: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin – La Frontera e Unetri

Os municípios da Trifronteira, Barracão – PR, Dionísio Cerqueira – SC e Bernardo de Irigoyen - Misiones – AR, considerando também Bom Jesus do Sul – PR, receberam, em 28 de outubro, uma comitiva, composta por cerca de 45 pessoas, entre prefeitos, empresários, agentes públicos e técnicos do Sebrae SC, vinda de municípios da região do Contestado.

O organizador do evento, Flávio Berté, destacou que visita técnica foi realizada na Aduana de Cargas e Porto Seco (Multilog), e em pontos dos municípios da Trifronteira. Às 14h30, o encontro fui no auditório da Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, onde aconteceram diversas explanações ligadas ao propósito da visita (ver programação no final).

O objetivo da missão técnica foi conhecer o trabalho e funcionamento do Porto Seco e as potencialidades logísticas da região de fronteira.

Segundo Aglaes Meirelles, do Sebrae de Caçador, e o prefeito caçadorense Alencar Mendes, a iniciativa proporcionou troca de experiências, fortalecimento de parcerias e novas perspectivas para o avanço do setor empresarial na região.

“Viemos em busca de informações e de boas práticas, para que possamos levá-las aos nossos municípios, com o objetivo de incrementar o comércio internacional e impulsionar o empreendedorismo na nossa região”, citou Agles Meirelles.

“Caçador é o sexto maior exportador de Estado de Santa Catarina e é fundamental essa troca de experiência e conhecimento. Dionísio Cerqueira tem muito a nos ensinar para avançarmos ainda mais em nossa estrutura intermodal. Agradecemos profundamente pela acolhida afetuosa e por tudo o que vimos”, disse o prefeito de Caçador, Alencar Mendes.

A presidente da Ascoagrin, Dayana Gasperin Andrade, destacou que a visita técnica foi um momento especial para a trifronteira, que novamente recebeu uma comitiva de empresários e lideranças públicas, a exemplo de comitivas que têm vindo de diversas regiões do Brasil, inclusive de Rondônia, Roraima, Acre e Mato Grosso.

Dayana citou ainda a comitiva de empresários do Sudoeste do Paraná que, neste sábado, 1º de novembro, fará visita técnica na Aduana e Porto Seco, na Ascoagrin e na Trifronteira, buscando maior entendimento sobre o comércio internacional, e de que forma poderiam estar fazendo negócios também aqui na fronteira.

“São oportunidade de passarmos conhecimento e experiências, mas que, da mesma forma, nós recebemos também conhecimentos com essa troca de informações”, disse Dayana.

Os prefeitos, Bianca Maran Bertamoni (Dionísio Cerqueira) e Hélio Surdi (Bom Jesus do Sul), que é presidente do Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF, enfatizaram a importância de, sempre mais, empresários e lideranças políticas conhecerem a Trifronteira e tudo o que ela tem de positivo e produtivo, a exemplo do Porto Seco e o comércio internacional.

“Além de conhecer nossa fronteira e suas potencialidades, e o funcionamento do comércio exterior, também é fundamental a ideia de fomentar e reforçar parcerias e negócios”.

Os prefeitos citaram que muitas vezes as lideranças públicas e privadas da Trifronteira foram buscar experiências em outras regiões, dentro e fora do Brasil, mas que nos últimos anos está servindo de exemplo para outros municípios e estados, e até para países do Mercosul.

PROGRAMAÇÃO DA VISITA TÉCNICA

Às 10 horas a comitiva foi recebida na Multilog (Aduana e Porto Seco de Dionísio Cerqueira), e o gerente local da Multilog, Cristian Sarate, explanou sobre o fluxo aduaneiro na ACI Cargas Integrada.  

Ao meio dia, o almoço aconteceu no Restaurante Patagônia, em Bernardo de Irigoyen.

Às 14h30, todos se reuniram no auditório da Ascoagrin, para as atividades da tarde.

Iniciando, a presidente da Ascoagrin, Dayana Gasperin Andrade, e os prefeitos Bianca Maran Bertamoni e Hélio Surdi, deram boas vindas aos presentes e agradeceram pela vinda à Trifronteira.

Em seguida, o Delegado Receita Federal de Dionísio Cerqueira, Arnaldo Borteze, falou sobre a Área Alfandegada e suas atribuições.

Na sequência, o coordenador do Núcleo de Comércio Exterior de Fronteira – NCEF / Ascoagrin, Joacir Fransozi, explanou sobre as potencialidades e desafios da importação e exportação.

Após, o empresário Claudivan Pasinato, apresentou o projeto do Centro de Logística Nova Fronteira, um grande empreendimento que está em implantação ao lado da Aduana e Porto Seco.

A seguir, Neuri Vicente e Paulo Cesar Gnoatto, da TAX Group Brasil, falaram sobre os Impactos da Reforma Tributária.

O evento encerrou por volta das 18 horas, quando foi servido um coffe breack, oferecido pela prefeitura de Dionísio Cerqueira e Ascoagrin.

Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin – La Frontera e Unetri

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.