Na manhã de quinta-feira (16), por volta das 9h30, uma operação de combate ao descaminho resultou na apreensão de três veículos e de uma grande quantidade de produtos em Santo Antonio do Sudoeste. A ação contou com apoio de outros órgãos e ocorreu após informações de que um caminhão VW 26.620, branco, estaria carregado com caixas de papelão no bairro Princesa Isabel, próximo à fronteira com a Argentina.
No local também foi vista uma caminhonete Toyota Hilux, de cor branca e com placas argentinas, que estaria fazendo o monitoramento da movimentação para a passagem da carga ao país vizinho. Ao perceber a presença da viatura, os veículos fugiram, sendo acompanhados à distância pelos agentes.
Durante as buscas, o caminhão foi localizado na comunidade de Linha Marcianópolis, já na zona rural, onde estava ocorrendo o transbordo da carga para outro veículo, um Ford F-350. No momento da abordagem, os policiais constataram que as caixas transportadas continham creme dental.
O motorista apresentou nota fiscal referente a 768 caixas, com valor total de R$ 162.582,68. No entanto, ao ser questionado, relatou que havia sido contratado para levar a carga até Santo Antonio do Sudoeste, onde o material seria levado de forma clandestina para a Argentina.
Diante da situação, os envolvidos foram detidos e encaminhados à Receita Federal de Santo Antonio do Sudoeste, junto com os veículos e os produtos apreendidos, para os procedimentos cabíveis.
Anderson Sommer / Portal Tri
