A Unetri Faculdades realizou, na noite de 9 de outubro, as atividades finais do quinto Projeto Integrador do curso de Ciências Contábeis, momento em que as empresas participantes puderam avaliar as proposições desenvolvidas pelos acadêmicos.
O projeto tem como objetivo aproximar teoria e prática, estimulando os estudantes a aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula na resolução de desafios reais do ambiente empresarial.
Em um primeiro momento, a professora Elizandra Fiorin Soares, e o coordenador do curso, professor Cleonir Luiz Welter, realizaram visitas às empresas VPM Logística Integrada, CTN Transportes e Rede de Franquias Lojas 7. Após esse contato inicial, os gestores das organizações apresentaram aos acadêmicos situações-problema vivenciadas em seus negócios, relacionadas às áreas de custos, inteligência comercial e gestão tributária.
A partir das explanações, os grupos desenvolveram estudos e análises acadêmicas, alguns indo conhecer o processo desenvolvido nas empresas, com foco na elaboração de propostas de melhoria e soluções práticas.
As conclusões foram apresentadas durante o encontro final, marcando o encerramento de mais uma etapa do Projeto Integrador, que reforça o compromisso da Unetri em promover uma formação profissional conectada às demandas reais do mercado.
A professora Elizandra Fiorin Soares destacou que as temáticas abordadas no Projeto Integrador correspondem às áreas de concentração das disciplinas trabalhadas ao longo do semestre, reforçando o propósito da atividade de integrar os conhecimentos teóricos com a prática empresarial.
“Propusemos desafios aos acadêmicos para que aplicassem o aprendizado adquirido nas disciplinas do semestre. Tivemos como principais focos a inteligência emocional, inteligência comercial, custos e gestão tributária, que foram os eixos centrais dos conteúdos. A partir disso, nos aproximamos das empresas para identificar desafios reais dentro dessas áreas, promovendo uma vivência prática e significativa para os alunos”, explicou.
Segundo a professora, durante as aulas os acadêmicos sistematizaram conceitualmente os problemas levantados pelas empresas e desenvolveram protótipos de possíveis soluções para cada situação.
“As atividades realizadas na noite de quinta-feira tiveram justamente o objetivo de permitir que as empresas avaliassem e refletissem sobre as propostas apresentadas, oferecendo feedbacks e novos direcionamentos aos grupos”.
Elizandra ressaltou ainda que a interação com os empresários foi extremamente positiva e produtiva, resultando em elogios ao empenho e à qualidade dos trabalhos apresentados.
“A disciplina está cumprindo seus objetivos, ao promover a integração dos conteúdos trabalhados no curso e fortalecer a relação da Unetri com a comunidade. Essa imersão prática proporciona aos acadêmicos experiências reais, incentivo à construção de redes de contato e à busca de soluções viáveis para os desafios apresentados pelas empresas”, explicou o professor e coordenador Cleonir Luiz Welter.
Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Unetri
