Um detento do Presídio Regional de Araranguá, no Sul de Santa Catarina, foi diagnosticado com meningite bacteriana. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do município na quinta-feira (9), que segue acompanhando a situação na unidade prisional.
o exame passou pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen). Segundo o município, situação é isolada, não há registro de surto no local e nenhum novo caso foi identificado até o momento.
As equipes de Vigilância em Saúde seguem em monitoramento com a equipe do presídio. Também é realizando uma busca ativa para identificar possíveis novos casos suspeitos.
Recomendações
- Manter os ambientes bem ventilados e, sempre que possível, ensolarados;
- Lavar as mãos com frequência, utilizando água e sabão;
- Garantir rigorosa higiene de utensílios como pratos, copos e talheres;
- Evitar aglomerações.
O que é a meningite?
As meninges são as membranas que envolvem todo o sistema nervoso central. A meningite ocorre quando há alguma inflamação desse revestimento, causado por micro-organismos, alergias a medicamentos, câncer e outros agentes.
A doença pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, segundo o Ministério da Saúde. A ocorrência de meningite bacteriana é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão. O sexo masculino também é o mais acometido pela doença.
A doença tem uma alta taxa de mortalidade e sequelas, como surdez, perda dos movimentos e danos ao sistema nervoso. As crianças são a faixa etária mais atingida, e os pacientes devem ter um acompanhamento por pelo menos 6 meses depois da doença.
G1
