A Efapi do Brasil está prestes a transformar Chapecó no centro das atenções do Sul do país. Em 10 dias de programação, a feira multissetorial, que inicia nesta sexta-feira (10) e segue até o dia 19 de outubro, reunirá os principais setores da economia — agronegócio, indústria, comércio, tecnologia, cultura, gastronomia e turismo. A expectativa é gerar mais de R$ 800 milhões em negócios, um crescimento de 33% em relação à edição anterior, e atrair mais de 500 mil visitantes.
Muito além dos números, o evento reafirma o protagonismo econômico e social da região Oeste catarinense, celebrando a força de um povo empreendedor e a integração entre tradição, inovação e desenvolvimento. O Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi, com 222 mil metros quadrados, receberá 625 expositores vindos de todo o Brasil — um aumento de 25% em relação a 2023 — que irão apresentar produtos, serviços e soluções voltadas à modernização dos setores produtivos.
Abertura oficial
“A Efapi do Brasil é a oportunidade de apresentarmos nossa economia para o Brasil. Uma economia forte, consolidada no trabalho e na força dos empresários e de nossos trabalhadores. É aqui que o potencial de Chapecó e da região, composta por 200 municípios, estará em evidência”, destacou o prefeito João Rodrigues.
A entrada para visitação é gratuita todos os dias — apenas quatro noites de shows terão cobrança de ingressos.
Fortalecimento econômico
O impacto da feira é sentido antes, durante e depois do evento, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e coordenador-geral da feira, Márcio Paixão Rodrigues. “No período pré-feira há um efeito direto: toda a estrutura necessária para a montagem do evento demanda contratação de mão de obra, gerando incidência de ISS e reflexo imediato na arrecadação municipal”, explicou.
O secretário também destacou o impacto do Salão do Imóvel, que concentra grande volume de negociações. “Há ainda o efeito pós-feira, com vendas iniciadas durante o evento que se concretizam posteriormente, ampliando o retorno econômico para o município”, disse.
Novidades
Segurança e bem-estar
O atendimento médico será garantido por uma equipe de 80 profissionais, ambulatório equipado, ambulância e o Ônibus Saúde em Movimento, em parceria com a Unochapecó.
Realização e programação
O evento conta ainda com apoio do Sebrae, Unochapecó, Unimed e Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
