Notícias

Primeira Turma do STF tem dois votos a favor da condenação de Jair Bolsonaro

Placar para condenar réus está 2 a 0 e ainda faltam faltam três votos

Primeira Turma do STF tem dois votos a favor da condenação de Jair Bolsonaro
Foto: © Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), composta por cinco ministros, já tem dois votos a favor da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus acusados de tramar um golpe de estado. São os votos do relator, Alexandre de Moraes, e do ministro Flávio Dino.

Moraes levou mais de cinco horas para votar pela condenação do ex-presidente e outros sete réus do núcleo crucial da trama golpista. O relator afirmou que todos os crimes apontados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) foram cometidos pelos acusados e ressaltou a liderança de Bolsonaro nas ações da tentativa de golpe.

 

O começou a sessão decidindo sobre os pedidos de contestação das defesas e confirmou a validade da delação premiada do ex-ajudante de ordens, Mauro Cid. Ele rebateu os argumentos de que os advogados dos réus não tiveram acesso às provas.

Na sequência, Moraes disse não haver dúvidas de que houve uma tentativa de golpe de estado.

"Esse julgamento não discute se houve ou não tentativa de golpe, se houve ou não tentativa de abolição ao estado de direito. O que discute é autoria, se os réus participaram. Porque não há nenhuma dúvida. Porque não há nenhuma dúvida nessas todas condenações e mais de 500 acordos de não persecução penal de que houve tentativa de abolição do estado democrático de direito e de que houve tentativa de golpe”, afirmou.

Segundo ele, o ex-presidente Jair Bolsonaro participou como líder da organização criminosa a cada vez que citava uma prova dos crimes.

Moraes destacou ainda que Bolsonaro usou auxiliares próximos e do alto escalão para atacar as urnas eletrônicas, descredibilizar a justiça eleitoral e pressionar as forças armadas.

TV Cultura

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.