O escritor Luis Fernando Verissimo morreu neste sábado (30), em Porto Alegre, aos 88 anos. Ele estava internado na UTI do Hospital Moinhos de Vento desde 11 de agosto e faleceu em decorrência de complicações de uma pneumonia. Sofria de Parkinson, problemas cardíacos e havia enfrentado um AVC em 2021.
Filho de Erico Verissimo, um dos grandes nomes da literatura nacional, Luis Fernando vendeu mais de 5,6 milhões de exemplares e publicou mais de 70 livros, entre romances, crônicas, contos e quadrinhos. Sua obra também ganhou vida no teatro, no cinema e na televisão, como na série Comédias da Vida Privada e no programa TV Pirata.
Criador de personagens icônicos como Ed Mort, O Analista de Bagé e A Velhinha de Taubaté, Verissimo conquistou leitores com humor refinado, crítica social e leveza. Foi também colunista de jornais como Zero Hora, O Globo e O Estado de S. Paulo.
Discreto e avesso a entrevistas, mantinha rotina simples em Porto Alegre, na mesma casa onde cresceu. Apaixonado por jazz, literatura e futebol, era torcedor fervoroso do Internacional, tema de livros e de muitas de suas crônicas.
Verissimo deixa a esposa, Lúcia Helena Massa, três filhos e dois netos. Informações sobre velório e sepultamento ainda não foram divulgadas.
G1