Uma empresa com mais de 1,1 mil funcionários, localizada em Quedas do Iguaçu, anunciou que decidiu fechar as portas de sua indústria na região centro-oeste do Paraná após as novas tarifas anunciadas pelos Estados Unidos. A empresa Millpar que fabrica produtos à base de madeira também anunciou uma demissão em massa na unidade de Guarapuava.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (19), e comunicado diretamente aos trabalhadores e à imprensa, justificando que a tarifa de 50% imposta pelo governo dos EUA afetou diretamente a empresa.
“O mercado norte-americano é o principal destino das exportações da empresa, e a nova tarifação reduziu de forma significativa a competitividade do setor, comprometendo as vendas dos produtos madeireiros para os Estados Unidos. A decisão gerou incertezas para fabricantes, fornecedores e compradores, provocando a paralisação de mercados”, diz o comunicado.
A empresa também optou por conceder férias coletivas ao funcionários, afetando inicialmente 640 trabalhadores, mas com o início da taxação outros 80 colaboradores foram submetidos a férias e a empresa suspendeu a produção.
PP News