A bebê de 8 meses que estava internada em estado grave com sinais de agressão em Joaçaba, no Meio-Oeste de Santa Catarina, morreu na noite de quarta-feira (20). A informação foi confirmada pela Polícia Civil.
A criança havia dado entrada no HUST (Hospital Universitário Santa Teresinha) com múltiplos indícios de violência física. Exames médicos apontaram fraturas em diferentes estágios de cicatrização, além de uma lesão pulmonar.
Segundo a delegada responsável pelo caso, Fernanda Gehlen, ainda não há mais detalhes oficiais, sendo necessário aguardar o laudo cadavérico, previsto para esta quinta-feira (21).
Mãe apresentou versões contraditórias
Durante o registro da ocorrência, a mãe apresentou versões divergentes sobre o que teria acontecido e tentou omitir a existência do companheiro — padrasto da criança —, que também vive com a família e pode estar envolvido no caso, segundo relataram os policiais.
O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar a situação e garantir a proteção do irmão da vítima, de 3 anos, que ficou sob os cuidados da avó materna.
Sinais de agressão
De acordo com a Polícia Científica, as lesões encontradas na bebê são compatíveis com traumas contusos, em diferentes fases de consolidação óssea, o que indica episódios de agressão ocorridos em momentos distintos.
“Já foram realizadas diligências e adotadas providências para garantir a integridade da criança e do irmão. A investigação agora busca identificar as causas das lesões e eventuais responsáveis”, afirmou a delegada, que também responde pela DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso) de Campos Novos.
Investigação em andamento
A mãe foi conduzida à delegacia, mas liberada ainda na quarta-feira. A Polícia Civil segue com as apurações, realizando diligências complementares para esclarecer o caso e responsabilizar os envolvidos.
A investigação também apura possíveis sinais de agressão no irmão mais velho da vítima. O menino, de 3 anos, não apresentava lesões aparentes, mas foi encaminhado para exame pericial, cujo laudo ainda não foi concluído.
Segundo a Polícia Militar, a bebê foi levada inicialmente pela mãe a uma unidade de saúde em Herval d’Oeste, com queixa de febre e dificuldade para respirar. Diante da gravidade, foi transferida ao hospital de Joaçaba, onde os exames revelaram os sinais de violência.
ND+