As condições do tempo começam a mudar em Santa Catarina a partir desta terça-feira, dia 19, segundo a Defesa Civil, devido à formação de um ciclone extratropical entre o Sul do Rio Grande do Sul e o Uruguai.
Inicialmente, o sistema intensifica os ventos, aumentando o transporte de umidade do oceano para o continente, o que provoca chuva persistente entre a Grande Florianópolis, o Baixo e Médio Vale do Itajaí e o Litoral Norte.
Nas demais regiões, o principal risco será a intensificação dos ventos, com rajadas em torno de 70 km/h e valores acima nas áreas mais elevadas do estado. Essa condição traz risco moderado para destelhamentos, queda de galhos, árvores e danos na rede elétrica.
A chegada do sistema também traz risco de temporais, principalmente na porção oeste do estado, a partir da madrugada de quarta-feira, dia 20.
A quinta-feira, dia 21, começa com tempo estável e sol em todas as regiões, favorecendo a elevação rápida da temperatura. A partir da tarde, o calor combinado com a umidade trazida pelos ventos quentes e úmidos da região amazônica volta a favorecer condições para pancadas de chuva e temporais isolados no Oeste.
Também de acordo com a Defesa Civil, na sexta-feira, dia 22, a instabilidade presente no Rio Grande do Sul, devido à formação de uma nova frente fria, volta a provocar chuva e temporais em Santa Catarina.
Oeste Mais