A companhia aérea GOL, em parceria com a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) de Santa Catarina, anunciou nesta quinta-feira (17) a expansão de suas operações regionais no Estado. As novidades incluem o lançamento do voo intraestadual entre Chapecó (XAP) e Florianópolis (FLN), com início em 2 de outubro de 2025, e a instalação da quinta base catarinense da empresa, em Correia Pinto (EEA), na Serra, com operações para São Paulo/Congonhas (CGH) a partir de 27 de novembro de 2025.
Atualmente, a GOL atende quatro destinos em Santa Catarina – Florianópolis, Chapecó, Navegantes/Balneário Camboriú e Joinville – e passará a ter cinco, consolidando a presença da companhia no Estado.
Conexão entre Oeste e Capital Catarinense
O novo voo ligando Chapecó a Florianópolis promete facilitar a mobilidade dos catarinenses, permitindo viagens entre o Oeste e o litoral em apenas uma hora de voo, favorecendo deslocamentos de negócios e lazer, além de ampliar as conexões nacionais e internacionais da GOL a partir da capital, inclusive para a Argentina.
A partir de outubro, serão três frequências semanais de ida e volta:
XAP → FLN: segundas, quartas e sextas
FLN → XAP: terças, quintas e domingos
Em Chapecó, a GOL já opera voos diretos para Guarulhos (GRU) e Congonhas (CGH), em São Paulo.
Nova base em Correia Pinto conectará a Serra ao maior aeroporto do país
A inauguração da base em Correia Pinto, em novembro, marca um avanço para o desenvolvimento turístico e econômico da Serra Catarinense, permitindo ligação direta com o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
As frequências semanais serão às terças, quintas e sábados, oferecendo aos passageiros acesso às múltiplas conexões da GOL em Congonhas para outras capitais e cidades do interior brasileiro.
Autoridades destacam importância do investimento
O governador Jorginho Mello comemorou o anúncio:
“Sempre que vemos uma empresa investindo em Santa Catarina, ampliando as operações e reforçando a nossa aviação regional, é uma prova de que estamos no caminho certo. Tenho certeza de que esses voos terão muito sucesso.”
Para Beto Martins, secretário da SPAF,
“As rotas anunciadas pela GOL atenderão importantes reivindicações. Elas irão aproximar os catarinenses, otimizar a mobilidade e proporcionar conexões que são fundamentais para o desenvolvimento regional.”
O diretor executivo de Planejamento da GOL, Rafael Araújo, reforçou o compromisso da companhia com o Estado:
“A rota Chapecó-Florianópolis levará praticidade e economia de tempo aos clientes, enquanto Correia Pinto contribuirá para o desenvolvimento do turismo e dos negócios na Serra Catarinense.”
Crescimento no segundo semestre de 2025
Com as novas operações, a GOL terá 17% mais voos em Santa Catarina no segundo semestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024, somando 1.600 voos e 278 mil assentos adicionais.
Florianópolis: +7%
Navegantes: +20%
Chapecó: +27%
Joinville: estável
A GOL continua sendo a líder em voos internacionais no Estado, operando rotas regulares para Buenos Aires, além de voos sazonais para Córdoba e Rosário durante o verão.
Os novos voos serão operados com aeronaves Boeing 737, com capacidade para 186 passageiros, e os bilhetes já estão disponíveis no site, app GOL e na Smiles.