O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta quarta-feira (16) o terceiro e último lote da restauração em concreto da PRC-280, entre Pato Branco e Clevelândia, no Sudoeste. Foram investidos R$ 180,9 milhões pelo Governo do Estado nesta etapa para a recuperação de pouco mais de 37 quilômetros. Com os dois outros lotes já entregues são 140 quilômetros revitalizados, transformando o que antes era considerada a pior rodovia do Paraná em referência para o País.
Durante a inauguração, Ratinho Junior também assinou a ordem de serviço para as obras do Lote 2 do Contorno Noroeste de Pato Branco (PR-916), que será construído entre a PR-493 e a PRC-158, somando 14,34 quilômetros. O investimento do Estado é de R$ 148,9 milhões, com prazo de execução de 900 dias, entre elaboração dos projetos e execução da obra.
“Um dia histórico para todos nós, entregando a PRC-280, uma rodovia que é muito importante para o Paraná. Quando assumi o governo, essa era considerada a pior rodovia do Estado: a pior em acidentes, em número de mortes, em buracos, totalmente destruída, sendo que só o recapeamento não resolveria o problema”, destacou Ratinho Junior.
“Buscamos o que havia de mais tecnológico e inovador no mundo e hoje entregamos uma rodovia de 140 quilômetros, toda feita em concreto com a tecnologia whitetopping, que tem uma base muito mais robusta para suportar o peso de grandes cargas que transitam pelo Sudoeste”, acrescentou.
A restauração da PRC-280 era uma demanda antiga da população que vive na região Sudoeste. Ela é caminho para grande parte da produção agropecuária e industrial da região até Curitiba e o Porto de Paranaguá, no Litoral.
Justamente pensando em melhorar a logística do Sudoeste que a técnica whitetopping foi escolhida, utilizando o asfalto já existente para ser aproveitado como base para a execução do pavimento de concreto. Na prática, o método garante vida útil de 20 anos, o dobro da durabilidade em relação ao asfalto. Como consequência, o custo de manutenção é menor; oferece mais segurança em frenagens, evitando derrapagens; e lida melhor com a drenagem de água da chuva.
“Além de ser um grande produtor na parte industrial e no agronegócio, o Sudoeste também é um corredor logístico para quem vem do Oeste do Paraná, de Santa Catarina e de outras regiões do Brasil, cruzando o Estado até o Porto de Paranaguá. Essa rodovia é uma artéria fundamental e já está contribuindo com a diminuição de acidentes, trazendo mais segurança e impulsionando ainda mais o crescimento dessa região”, finalizou Ratinho Junior.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL), foi o responsável pela administração e fiscalização da obra, concluída cerca de quatro meses antes do prazo final, de novembro deste ano. “Essa rodovia é um símbolo para o Paraná e se tornou referência para o País. Estamos tocando outras rodovias por toda a região justamente porque a PRC-280 demonstrou eficiência e mais segurança, ou seja, o novo modelo introduzido aqui deu certo”, explicou o secretário da SEIL, Sandro Alex.
“Investimos quase R$ 500 milhões em toda a restauração da PRC-280, porém salvar vidas não tem preço. Estamos muito felizes em poder entregar esse trecho até Pato Branco. Voltaremos nos próximos dias porque teremos ampliações de capacidade e novas rodovias sendo construídas em toda a região Sudoeste do Paraná”, complementou.
Para o secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, a restauração da PRC-280 era não só um sonho, mas também uma necessidade para alavancar ainda mais o desenvolvimento da região.
“Estamos falando de uma rodovia com enormes dificuldades de pavimentação. Infelizmente, muitas pessoas perderam a vida nessa rodovia e, desde o primeiro momento, o governador foi muito assertivo em buscar uma solução. Nosso coração está transbordando de alegria, porque sabemos que essa rodovia trará dignidade, oferecerá condições reais de competitividade para o Sudoeste, conectando a região com outros eixos industriais e rodoviários”, ressaltou Guto Silva.
AEN