Com a chegada das férias escolares de julho, muitas famílias se organizam para pegar a estrada em busca de lazer e descanso. No entanto, antes de partir rumo ao destino, é fundamental redobrar a atenção com a segurança do veículo. Além do aumento do tráfego nas rodovias no período, o inverno também traz condições climáticas “desafiadoras”.
De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), dados divulgados em fevereiro de 2025 mostram que, entre 2010 e 2019, o Brasil registrou, em média, 40 mil mortes por ano no trânsito, além de mais de 300 mil pessoas gravemente feridas anualmente.
Pequenos descuidos podem se transformar em grandes problemas na estrada, como atrasar a troca de óleo, que pode comprometer o desempenho do motor ou pneus desgastados que reduzem a aderência e aumentam o risco de acidentes. Por isso, realizar uma revisão completa antes da viagem é indispensável.
Cuidado deve estar no calendário
Existem dois tipos de revisão: a preventiva, que identifica possíveis anomalias e falhas; e a corretiva, que trata problemas já existentes. O ideal é não esperar que algo dê errado para agir. Por isso, a orientação é que motoristas sigam um checklist básico com o auxílio de um mecânico antes de viajar, confira:
- 1 - Troca de óleo e filtro
- 2 - Verificação das palhetas do para-brisa
- 3 - Calibragem e verificação do estado dos pneus, inclusive o estepe
- 4 - Funcionamento dos faróis, lanternas e luzes de freio
- 5 - Checagem do sistema de amortecimento
- 6 - Conferência do velocímetro e dos painéis elétricos
- 7 - Lubrificação do motor
- 8 - Inspeção dos rolamentos
Também é recomendável realizar um check-up completo no veículo. “A revisão veicular, especialmente em trajetos mais longos, comuns nas férias escolares, contribui diretamente para a segurança no trânsito”, destaca Alessandro Alves, CEO da Thyssenkrupp Springs & Stabilizers, empresa internacional, industrial e de tecnologia automotiva.
Oeste Mais