A Unetri Faculdades, através da Portaria 03/2025, expedida em 27 de maio de 2025, homologou a nomeação dos novos membros da Comissão Própria de Avaliação - CPA
Os novos integrantes são os seguintes: Professora Msc. Cleidiana Watte e Professora Msc. Elizandra Fiorin Soares, como representantes Docente; Regivani Assolini e Tiago Rodrigo Weinfortner, como representantes dos Técnicos e Administrativos; Maria Victoria Ritter Pereira e Guadalupe Nancy Vilca, como representantes Discente; Leila Jaqueline Hubner, assessora de direção do colégio Dr. Theodureto (Dionísio Cerqueira), e Elisangela Reineri Batista, diretora do colégio Dr. Mário (Barracão), como representantes da sociedade civil.
A composição atual da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Unetri conta com dois representantes de cada segmento.
Inicialmente, a decisão de ter dois representantes da sociedade civil se deu em razão das especificidades da região de fronteira, na qual a instituição está inserida, o que exige uma representação dos dois estados, Paraná e Santa Catarina, garantindo a participação de diferentes setores da comunidade externa no processo de avaliação institucional.
Posteriormente, essa estrutura foi fortalecida a partir de recomendação da comissão avaliadora do Ministério da Educação (MEC) que, durante visita institucional, sugeriu que esse mesmo equilíbrio fosse adotado também para os demais segmentos (docentes, técnicos e discentes).
O objetivo dessa recomendação foi assegurar uma representação mais democrática, participativa e equitativa dentro da CPA.
FUNÇÃO DA CPA
Elaborar o projeto de Avaliação Institucional em conformidade com a legislação vigente; promover a coleta, organização e processamento de informações; elaboração de relatórios das atividades referentes à avaliação de cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais; apresentar o relatório final da Avaliação Institucional, de acordo com a periodicidade estabelecida no projeto.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
A avaliação institucional é um processo sistemático, contínuo e participativo, que tem como objetivo analisar e refletir sobre as práticas, processos e resultados de uma Instituição de Ensino Superior - IES.
Esse processo permite identificar pontos fortes, fragilidades e oportunidades de melhoria, contribuindo para o aperfeiçoamento da qualidade acadêmica, administrativa e social da Instituição.
Ela está prevista na Lei nº 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e deve ser realizada periodicamente, por meio de dois instrumentos principais: a autoavaliação interna, conduzida pela Comissão Própria de Avaliação - CPA, e a avaliação externa, realizada por comissões designadas pelo Ministério da Educação (MEC).
A autoavaliação envolve a participação de toda a comunidade acadêmica — alunos, professores, técnicos administrativos e gestores, e tem como foco cinco eixos principais: planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura física.
Através desse processo, a instituição busca alinhar suas ações às diretrizes do seu Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI e aos princípios da melhoria contínua, garantindo uma educação de qualidade e comprometida com as demandas da sociedade.
Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Unetri