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Quais são as rodovias federais mais “mortais” de SC nos primeiros meses de 2025

Ranking aponta relação de rodovias federais com base em dados da PRF

Quais são as rodovias federais mais “mortais” de SC nos primeiros meses de 2025
Foto: Tamara Finardi / WH Comunicações

A rodovia federal que teve mais mortes causadas por acidentes em Santa Catarina nos primeiros três meses de 2025 foi a BR-470, de acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ao todo, foram 89 mortes em 2.091 sinistros de trânsito em solo catarinense, na rodovia que liga Navegantes, no Alto Vale do Itajaí, a Camaquã, no Rio Grande do Sul.

Em média, 2,27% dos acidentes nas rodovias federais de Santa Catarina terminaram em morte no período analisado, de 1 de janeiro até 31 de março de 2025. Junto da BR-470, as BRs 101 e 282, com 81 e 64 mortes, respectivamente, aparecem no topo da lista das rodovias federais mais “mortais” do Estado. De acordo com Alexandre Castilho, da equipe de comunicação da PRF SC, as três rodovias possuem o maior volume médio diário de veículos em circulação no Estado.

Considerado um dos principais corredores logísticos de Santa Catarina, a BR-470 conecta as regiões Oeste e Meio-Oeste ao litoral Norte, onde estão os portos de Itajaí e Navegantes, além do Aeroporto de Navegantes. A rodovia é a rota para o transporte de produtos de exportação e importação, incluindo matérias-primas, grãos, carnes, madeira, móveis, produtos das indústrias metalmecânica e têxtil, fundamentais para a economia catarinense. Além de ser um importante trajeto para o transporte de cargas, a rodovia dá acesso a diversos atrativos turísticos da região da Foz do Rio Itajaí-Açu e do Vale do Itajaí, como parques temáticos, festas típicas, praias e eventos corporativos.

Também entre as principais rodovias do Estado, a BR-282 cruza SC de leste a oeste em uma extensão de mais de 600 quilômetros. A rodovia é utilizada para transporte de cargas e deslocamento de pessoas, conectando a Grande Florianópolis à serra catarinense e ao Oeste do estado. É por meio dela que passa a produção de milho, cebola, alho e leite, além de ser o acesso para turismo em Lages, São Joaquim, Urubici e Rancho Queimado.

— O maior risco nas BRs 282 e 470 está na falta de duplicação. Como são pistas simples na maior parte do traçado, isso favorece as colisões frontais, que são o tipo de acidente com mais mortes e feridos graves — diz Castilho.

Já a BR-101, marcada pelas filas quilométricas, possui uma extensão de pouco mais de 460 quilômetros no litoral do Estado. O traçado contempla 32 cidades catarinenses, de Garuva, no limite norte da divisa com o Paraná, até Passo de Torres, no limite sul com o Rio Grande do Sul. Importante corredor para o turismo e economia em Santa Catarina, a rodovia liga diversas cidades entre as mais ricas e mais visitadas do Estado, como Florianópolis, Balneário Camboriú, Itajaí e Joinville.

— Na BR-101, há uma mistura perigosa entre o tráfego urbano e o rodoviário. As cidades acabaram transformando a rodovia em uma espécie de avenida. Muita gente usa a rodovia para trajetos curtos, como entregadores de moto, mães levando filhos à escola, trabalhadores se deslocando entre bairros. São milhares de veículos todos os dias, muitas vezes por falta de alternativas de mobilidade urbana. O problema é que, ao mesmo tempo, circulam por ali veículos em alta velocidade e carretas com até 70 toneladas — reflete o oficial da PRF.

Além de estar no topo das rodovias com mais mortes, a BR-101, em três meses de 2025 registrou 5.548 acidentes.

Veja as rodovias mais “mortais” de SC até março de 2025

- BR-470: 89 mortes e 2.091 acidentes
- BR-101: 81 mortes e 5.548 acidentes
- BR-282: 64 mortes e 2.610 acidentes
- BR-280: 25 mortes e 1.113 acidentes
- BR-116: 11 mortes e 385 acidentes
- BR-480: 3 mortes e 77 acidentes
- BR-163: 0 mortes e 115 acidentes
- BR-153: 0 mortes e 75 acidentes
- BR-158: 0 mortes e 29 acidentes
- BR-285: 0 mortes e 6 acidentes

No trânsito, a vida vem em primeiro lugar

Entre os acidentes com mortes nas BRs 470 e 282, o principal tipo de acidente é a colisão frontal. Para a BR-470, este tipo de acidente fatal representou quase 17% das mortes. Já para a BR-282, foram 25%.

A PRF explica que trabalha para evitar cada tipo de acidente de uma forma diferente, além da fiscalização, educação, tecnologia e articulação com outros órgãos.

— Na BR-101, por exemplo, o foco é o controle de velocidade. Nas BRs 282 e 470, a prioridade é evitar as colisões frontais, com operações específicas e reforço na sinalização dos trechos mais perigosos. A fiscalização de condutas de risco, como não usar o cinto de segurança, dirigir sob influência de álcool ou com excesso de peso, também é constante — explica Castilho.

A pesquisadora e especialista em Segurança do Trânsito, Marcia Pontes, aponta que um dos principais fatores de risco na rodovia são a autoconfiança do motorista e a falta de manutenção dos veículos.

— É importante que cada condutor entenda que trânsito é comportamento. Acidente é o que a gente não consegue prever. Rodar sem a manutenção em dia, acima da velocidade, dá para prever que não vai dar certo. O mais importante não é chegar rápido, é chegar vivo — afirma a especialista.

Entre as dicas da especialista para maior segurança no trânsito, estão verificar as luzes de segurança do veículo, verificar os documentos do condutor e do veículo, ter a manutenção preventiva do veículo em dia, ter os pneus em bom estado, planejar as rotas com antecedência, respeitar os limites de velocidade, manter a distância segura do veículo da frente, não ultrapassar em locais proibidos ou com pouca visibilidade e não disputar espaço na rodovia com caminhões.

 NSC

 

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