Notícias

Cataratas do Iguaçu registram volume de água cinco vezes maior do que o normal

Vazão atingiu 7,7 milhões de litros por segundo por volta das 10h desta segunda-feira. Aumento é atribuído às chuvas intensas que ocorreram ao longo do leito do rio

Cataratas do Iguaçu registram volume de água cinco vezes maior do que o normal
Foto: Reprodução/RPC

As Cataratas do Iguaçu, localizadas no oeste do Paraná, atingiram uma vazão de 7,7 milhões de litros por segundo por volta das 10h desta segunda-feira (9), de acordo com o monitoramento hidrológico automático da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Esse volume é cinco vezes superior à média usual, que é de 1,5 milhão de litros por segundo. As informações são do portal g1.

Apesar do aumento significativo, a passarela das cataratas e todos os passeios no lado brasileiro continuam funcionando normalmente, conforme informou a Urbia Cataratas, responsável pela gestão do Parque Nacional do Iguaçu. Por questões de segurança, a passarela é geralmente interditada quando o fluxo se aproxima de 10 milhões de litros por segundo.

No lado argentino, entretanto, a passarela de acesso permanece fechada para os visitantes desde sábado (7), sem previsão de reabertura. Os demais acessos na região continuam disponíveis.

O aumento do volume nas cataratas é atribuído às chuvas intensas que ocorreram ao longo do leito do Rio Iguaçu, que nasce próximo a Curitiba e atravessa o Paraná no sentido leste-oeste, passando pelas quedas situadas na fronteira entre Brasil e Argentina. 

No sudoeste do Estado, as precipitações foram especialmente fortes. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Curitiba e outras cidades do Estado registraram mais de 100 milímetros de chuva durante o fim de semana.

Gaúcha/ZH

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Cotações

Clima

Quarta
Máxima 25º - Mínima 17º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Quinta
Máxima 27º - Mínima 19º
Períodos nublados

Sexta
Máxima 28º - Mínima 16º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Sábado
Máxima 20º - Mínima 12º
Céu nublado com chuva fraca

Domingo
Máxima 20º - Mínima 8º
Céu limpo

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.