Nesta terça-feira (27), o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, fez um alerta mundial sobre o aumento do nível do mar nas Ilhas do Pacífico. De acordo com o diplomata, um relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM) mostra que o aumento está bem acima da média na região.
Em um discurso em Tonga, Guterres atribuiu o aumento do nível do mar ao aquecimento global. Segundo ele as temperaturas elevadas estão acelerando o derretimento das geleiras.
“Estou emitindo um SOS sobre a rápida elevação dos níveis do mar. Isso está ampliando a frequência e a gravidade das tempestades e inundações costeiras. Essas inundações arruínam a pesca, danificam as plantações e contaminam a água doce. Tudo isso coloca as nações das Ilhas do Pacífico em grave perigo”, disse Guterres.
Ele ainda ressaltou que se nada for feito, as Ilhas do Pacífico podem registrar um aumento de 15 cm no nível do mar até 2050, levando a 30 dias de inundação por ano. Isso afetaria 90% dos habitantes que vivem a menos de 5 km da costa e metade da infraestrutura está a 500 metros do mar.
SBT News.