Notícias

Projeto inclusivo de esporte transforma vidas e desperta sonhos

Projeto social une a APAE e Vitta Arena Sports em uma parceria inédita que leva o beach tennis para alunos da Escola Novos Horizontes, em Barracão, promovendo aprendizado, desenvolvimento e integração.

Projeto inclusivo de esporte transforma vidas e desperta sonhos
Foto: Plácido Valiati

O esporte, quando aliado à inclusão, é capaz de ultrapassar barreiras e transformar realidades. Foi com esse olhar que nasceu o projeto “Areia que Inclui”, uma iniciativa que une a APAE de Barracão, por meio da Escola Novos Horizontes, e a Vitta Arena Sports, oferecendo aulas de beach tennis a alunos com deficiência intelectual e motora.

A fisioterapeuta e empresária, Janice Taschetto, diretora da Vita Arena Sports, conta que o sonho sempre foi criar um espaço de esporte acessível e acolhedor “desde o início, queríamos algo que alcançasse mais, que trouxesse famílias e que não fosse um esporte elitizado. Foi aí que surgiu a ideia de incluir os alunos da APAE, e a conexão aconteceu de forma muito natural. Hoje vemos o quanto eles se desenvolvem e como isso nos enche de orgulho”.

O projeto ganhou força dentro da escola e rapidamente foi abraçado por professores e direção. Para a diretora da Escola Novos Horizontes (APAE), Catia Muller, recorda a emoção no primeiro convite: “Quando a Janice nos chamou para a reunião, fiquei numa felicidade só. Era algo que eu já sonhava: ver nossos alunos em uma modalidade diferente, saindo do espaço da escola, aprendendo e crescendo. O que eles vivem aqui, reflete lá na sala de aula”.

As atividades envolvem todas as turmas da escola, que se revezam semanalmente na quadra de areia. O professor de beach tennis, Gabriel Garcia da Rosa, destaca que a adaptação das aulas é fundamental, “a gente traz atividades lúdicas, com paciência e carinho. Cada conquista, por menor que pareça, é uma vitória enorme. Ver um aluno que dizia ‘não consigo’ terminar a aula sorrindo e jogando é uma realização para eles e para nós”.

Mais do que treinar saques e voleios, o projeto fortalece a autoestima, melhora habilidades cognitivas e motoras e, sobretudo, constrói laços de afeto. Nas palavras da diretora Catia Muller,  “Eles contam os dias para chegar a quinta-feira e poder estar aqui. Isso mostra o quanto o esporte pode transformar vidas”.

 

Plácido Valiati / Portal Tri

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.