Na manhã desta quinta-feira, 30 de outubro de 2025, os alunos do 4º ano, da Escola Municipal Professora Jaci Maria Lopes, de Salgado Filho, participaram de uma enriquecedora visita pedagógica à região da Trifronteira, local que une os municípios de Dionísio Cerqueira (SC), Barracão (PR) e Bernardo de Irigoyen (Argentina).
A atividade foi realizada no contexto da disciplina de Educação Empreendedora, que utiliza a metodologia JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos, desenvolvida pelo Sebrae.
Acompanhados pela secretária municipal de Educação, Eliane Ruch, pelo professor Danilo Preto Cavalheiro e pela professora Vanessa, os estudantes vivenciaram um dia de aprendizado fora da sala de aula, guiados pelo consultor credenciado do Sebrae, Jonas Grejianin Pagno.
O roteiro da visita incluiu pontos históricos e simbólicos da Trifronteira, como o Marco dos Oito Pontos, o Marco Grande, a nascente do rio Peperi-Guaçu e a Aduana Turismo, além de ma parada especial de encerramento no Mercado e Vinoteca Casagrande.
Durante o percurso, os alunos puderam compreender de forma prática aspectos da história, geografia e cultura regional, observando as peculiaridades socioeconômicas das comunidades fronteiriças e aprendendo sobre a moeda, os costumes e a convivência entre os povos dos três países.
O jornalista e pesquisador Luiz Carlos Gnoatto também acompanhou o grupo, enriquecendo a atividade com explicações históricas e curiosidades sobre a formação e as particularidades da Trifronteira.
Segundo o consultor Jonas Pagno, experiências como essa fortalecem o aprendizado e ampliam a visão de mundo dos estudantes.
“A vivência de campo permite que o conhecimento ganhe significado. Ao conhecer de perto a realidade da fronteira, as crianças desenvolvem curiosidade, senso de pertencimento e uma compreensão mais ampla sobre o território onde vivem”.
Jonas destacou que a iniciativa reforça o compromisso com uma educação inovadora, empreendedora e conectada à realidade local, valorizando o protagonismo dos alunos e o aprendizado por meio da experiência, da curiosidade e da vivência prática do território em que estão inseridos.
Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Unetri – La Frontera – Ascoagrin

 
           
             
           
                             
             
           
             
           
                   
                   
                   
                   
                   
                   
                   
                   
                   
                   
             
           
                     
                     
                     
                     
                     
           
           
           
               
               
               
               
               
               
               
               
               
               
             
           
             
           
             
           
             
           
             
           
             
           
             
           
             
           
             
           
            