O Lago Internacional foi o cenário que abrigou a Expo Bernardo 2025, em comemoração aos 104 anos de Bernardo de Irigoyen. Foram três dias de festa em que a gastronomia, a cultura e a economia se entrelaçaram, num retrato vivo da irmandade entre Brasil e Argentina.
Na sexta-feira, o público vibrou com os shows de abertura e com a escolha da rainha da Expo, que marcou o início oficial da celebração. No sábado, o protagonismo foi das escolas, que levaram crianças e jovens ao palco para apresentações cheias de emoção, seguidas por mais espetáculos musicais. Já no domingo, o encerramento manteve o clima de festa, reunindo famílias e visitantes que lotaram o espaço para prestigiar a diversidade cultural.
O prefeito de Bernardo de Irigoyen, Edgardo Nemesio Aquino, destacou que a edição superou expectativas, mesmo diante das dificuldades. “Estamos muito felizes, muitas pessoas que vieram de fora, de outras cidades estão participando, empreendedores expondo os seus produtos, ou seja, foram três dias importantes para a Argentina, e claro, Bernardo de Irigoyen”, afirmou.
Para a secretária de Cultura e Turismo de Bernardo de Irigoyen, Mónica Franchini, a ousadia de realizar o evento pela primeira vez no Lago Internacional trouxe a certeza de que a decisão foi acertada, “foi pensado justamente para isso trazer o público dos dois países, algo binacional. É uma fronteira que nos une, e os laços entre Argentina e Brasil são muito lindos. Superou nossas expectativas e já pensamos em melhorar ainda mais para o próximo ano”, disse.
O sentimento de integração foi confirmado por quem vive na região. O argentino Gustavo Celes destacou que a festa representa a união de povos vizinhos, “achei muito lindo, porque tem a participação da Argentina e do Brasil, todo mundo junto. Precisamos de mais festas assim, faz parte da nossa cultura”, confirmou.
Outro visitante, Nahuel Alvarez, reforçou a importância de valorizar a fronteira tripla, “é muito top, está bem organizado. Aqui é a fronteira, temos que compartilhar entre amigos brasileiros e argentinos. No ano que vem, vamos festejar em dobro”, disse sorridente.
A feira também foi espaço para o empreendedorismo. Entre os expositores, o caricaturista Arnaldo, que atua em eventos pelo Brasil e Argentina, ressaltou o clima de família que o Lago proporciona, “aqui não tem lado, somos todos uma só família. Desenhei pessoas de São Paulo, de Buenos Aires, até da Terra do Fogo. É algo único, porque todos se encontram aqui”, destacou.
Com churrasqueiras acesas, choripán fumegando, drinks refrescantes e música ao vivo, a Expo Bernardo 2025 deixou registrada a certeza de que a fronteira é, acima de tudo, um espaço de convivência, identidade e celebração.
Plácido Valiati / Portal Tri