A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu um homem suspeito de tentar aliciar uma menina de 10 anos em um condomínio familiar. O caso ocorreu durante um jantar mensal que reuniu alguns moradores para um churrasco. A mãe da vítima, em entrevista ao SCC10, descreveu a situação como “extremamente preocupante” e detalhou os momentos em que sua filha esteve em perigo.
“Tudo começou quando minha filha e outras crianças se aproximaram da festa para pegar um lanche. O homem ofereceu comida e começou a conversar com minha filha. Ela o conhecia, então não percebeu imediatamente a intenção dele. Mas ele avaliava o ambiente, observando se alguém estava por perto, e agia de forma natural, disfarçando suas intenções”, relatou a mãe.
Segundo ela, o suspeito atraiu a menina para um local fora do alcance das câmeras de segurança, oferecendo comida e iniciando um comportamento inapropriado. “Ele a beijou e tentou levá-la para um banheiro de uso incomum, um banheiro para cadeirante e que tem menos movimento e fechadura. Minha filha ficou paralisada de medo, com receio de ser agredida ou de não conseguir sair”, disse. A mãe também informou que o homem estava com um copo de bebida alcoólica na mão durante a tentativa de aliciamento.
A criança, com inteligência e coragem, conseguiu se afastar do suspeito. “Ela foi muito esperta. Quis sair e não permitiu que ele a levasse. Se não tivesse conseguido, não sabemos o que poderia ter acontecido”, disse a mãe. Ela ainda revelou que o homem já possuía histórico de conduta inadequada, incluindo denúncias de assédio no condomínio e um boletim de ocorrência registrado contra ele em 2010.
Além disso, a reportagem apurou que o homem atuava como Papai Noel nas festas de Natal do condomínio, aumentando a confiança de crianças e moradores no suspeito. “Ele se aproveitava da proximidade com as crianças durante os eventos para se aproximar delas de forma inapropriada”, completou a mãe.
O pai da menina, que chegava de um jogo de futebol no momento do ocorrido, reagiu para proteger a filha. “Ele ficou nervoso, chutou a porta e tentou impedir que o homem fizesse algo pior. É natural a reação de um pai”, disse a mãe.
O suspeito, que tentou fugir com a chave do carro, acabou sendo detido pela polícia. “Sem as câmeras de segurança, minha filha e eu, junto com toda a família, poderíamos ter sido mais uma vítima da sociedade, sem condições de provar o que aconteceu”, lamentou a mãe.
A Polícia Civil segue investigando, ouvindo testemunhas e analisando as imagens das câmeras para apurar se houve outras vítimas e responsabilizar criminalmente o suspeito. A família reforçou a importância de denunciar qualquer tentativa de abuso ou assédio infantil, destacando que casos como este podem ocorrer mesmo em ambientes considerados seguros.
NSS