O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), surpreendeu os moradores ao anunciar uma medida drástica nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município: a suspensão dos atestados médicos emitidos sem real necessidade.
A decisão foi tomada na terça-feira (4), depois que o prefeito divulgou um vídeo mostrando a UPA completamente lotada, com pacientes aguardando atendimento pelos corredores.
Menos de 24 horas depois, na quarta-feira (5), Rodrigues voltou às redes sociais com uma nova gravação, desta vez, mostrando o local praticamente vazio.
“Não vai ter mais atestado. Você só virá na UPA se estiver precisando de atendimento médico. Veja a diferença de ontem pra hoje”, afirmou o prefeito.
O médico de plantão, Dr. Lazaret, confirmou a situação: “Agora são 18h17 e não temos nenhum paciente aguardando. Todos os que passaram pela triagem já foram atendidos.”
Com tom de ironia, Rodrigues chamou o resultado de “milagre”. “Dá uma olhadinha como estava e como está. Em nome de Jesus, todos foram curados”, disse. Segundo ele, o objetivo da medida é priorizar quem realmente necessita de atendimento de urgência.
O prefeito explicou ainda que foi criado o chamado “atestado consciente”, documento que só será emitido em casos de internação, observação clínica ou doença comprovada. “Queremos evitar que pessoas que não estão doentes ocupem o espaço de quem realmente precisa”, completou.
Anderson Sommer / Portal Tri com informações Jornal a Razão
