Durante o evento em Joaçaba, os estudantes participaram de competições práticas onde os competidores montam seu próprio robô, podendo programá-lo em simuladores ou planejar uma apresentação com ele. Dentro da Modalidade Prática existem duas categorias: Robótica de Resgate e Robótica Artística.
Na competição de Robótica de Resgate, os competidores devem construir um robô autônomo capaz de resgatar vítimas em ambientes de desastre. Nessa categoria, uma equipe de estudantes maravilhenses competiu no Nível 1, voltado para alunos do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental. Apesar de não terem levado o primeiro lugar, os alunos foram premiados como “Melhor escola pública de Santa Catarina”.
Já no Robótica Artística, os competidores devem preparar uma apresentação de teor artístico com o seu robô. Os estudantes maravilhenses também competiram no Nível 1 desta categoria. As alunas Emanuelli Gonçalves, Poliana Pott e Valentina Zanon levaram o primeiro lugar, trazendo o título estadual para o município e ganhando uma vaga para representar o estado na fase Nacional das Olimpíadas. É o segundo ano consecutivo que Maravilha estará presente no evento.
Quem também é destaque na área da robótica são os alunos Lucas Maciel Schmidt, Eduarda Rizzi Donati e Larissa Schneider. Juntos, eles são responsáveis pela construção de uma Estufa Automatizada, que visa realizar o processo de irrigação conforme a necessidade das plantas. Os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, junto do professor Vinicius de Jesus apresentam o projeto na Mostra Nacional de Robótica (MNR).