A Operação Mensageiro teve mais um desdobramento nesta terça-feira (19), com empresários presos e ex-prefeitos de Santa Catarina entre os alvos de mandados de busca. A ação, conduzida pelo GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) e pelo GEAC (Grupo Especial Anticorrupção), apura um esquema de corrupção ligado a contratos milionários de coleta de lixo em diversas cidades do estado.
Por determinação do Tribunal de Justiça de SC, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva contra empresários e outros 36 de busca e apreensão em residências e empresas localizadas em Rio do Sul, Blumenau, Imbituba, Florianópolis, Gaspar, Bombinhas, Laguna, Braço do Norte, Palhoça e Imaruí.
Entre os alvos desta fase estão servidores, ex-servidores e agentes políticos, incluindo os ex-prefeitos de Rio do Sul e Braço do Norte. Segundo o Ministério Público de SC, a etapa busca provas relacionadas a contratos de coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos, em que foram identificados indícios de atuação criminosa entre agentes públicos e privados.
A Polícia Científica participa da operação para garantir a preservação da cadeia de custódia das evidências recolhidas. As investigações, iniciadas em 2022, seguem em sigilo e novas informações devem ser divulgadas conforme autorização judicial.
Oeste Mais