A Sicredi Fronteiras deu início, em Capanema/PR, a uma nova etapa do Programa Cooperativas Escolares, em parceria com o projeto Formando Cidadão, desenvolvido pelo Batalhão da Polícia em conjunto com a administração municipal.
O lançamento contou com a presença do presidente da Sicredi Fronteiras PR/SC/SP, José César Wunsch, e do presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, reforçando a relevância da iniciativa para o desenvolvimento social e educacional da região.
O programa utiliza a gamificação como metodologia, proporcionando aos estudantes a oportunidade de aprender sobre organização, gestão e trabalho em equipe, ao mesmo tempo em que fortalece o senso de pertencimento e a cidadania. A primeira turma conta com 15 participantes, todos meninos, que agora vivenciam, de forma prática e lúdica, os princípios do cooperativismo. A expectativa é que, em breve, as inscrições sejam abertas para mais meninas e meninos interessados, conforme definição da Secretaria Municipal de Educação, que estuda o formato de participação.
Após a fase de inscrições, os jovens colocarão a “mão na massa” para definir o nome, a identidade visual e os demais elementos que compõem a cooperativa escolar. Ao longo do processo, recebem apoio do município, da Polícia Militar, de professores orientadores, de assessores pedagógicos e da Sicredi Fronteiras.
Segundo a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi, Diovana Hossel, a proposta vai além do conteúdo escolar. “O programa Cooperativas Escolares é uma iniciativa transformadora que auxilia os alunos a desenvolverem a cooperação de forma prática e envolvente. Por meio de uma metodologia gamificada, os estudantes são desafiados a aprender e aplicar conhecimentos que vão muito além dos livros. Estamos encantados com o dinamismo do programa e com a parceria. Essa colaboração tem sido essencial para formar cidadãos conscientes, participativos e preparados para os desafios da vida em sociedade. O programa é uma experiência de construção coletiva, onde os valores do cooperativismo são vivenciados no dia a dia”, destacou.
Para o presidente José César Wunsch, a ação reforça a missão da cooperativa. “Quando o cooperativismo chega à escola, ele planta sementes que transformam não apenas a vida dos estudantes, mas também o futuro da comunidade. Estamos comprometidos em incentivar, desde cedo, valores como solidariedade, participação e responsabilidade, que formam cidadãos mais preparados para os desafios da vida”, afirmou.
Com essa iniciativa, a Sicredi Fronteiras reafirma seu compromisso com a educação e o desenvolvimento das comunidades, estimulando jovens a construírem, desde cedo, uma visão de mundo baseada na colaboração, no respeito e na participação ativa.
Ascom