A Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, através do Ponto de Atendimento do Sebrae, realizou, na noite desta segunda-feira, 21 de julho, o workshop com o tema: Análise de Perfil Comportamental.
O evento teve quatro horas de duração, com participação ativa dos presentes. Ninguém saiu antes do final do workshop, que além das explanações, teve várias dinâmicas envolvendo os participantes.
A condutora do workshop foi a consultora do Sebrae, Jane Eyre Colombo da Cruz, de Maringá-PR.
A consultora questionou os presentes citando que entender o perfil comportamental pode ser a chave para melhorar a convivência, reduzir conflitos e alcançar resultados extraordinários.
“Enfatizamos a importância da análise comportamental, como cada tipo de comportamento influencia nas relações, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. À medida em que os presentes participavam das atividades, foi possível que eles identificassem os seus próprios perfis. Conhecendo-os, fica mais fácil de reconhecerem os outros também, quais são esses perfis e quais características esses perfis trazem”, afirmou.
Jane explicou que utiliza a metodologia DISC para fazer esse mapeamento. Essa metodologia é uma ferramenta de análise comportamental, que identifica padrões de comportamento em indivíduos, com base em quatro estilos principais: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Conformidade (C).
“Então, entendendo os perfis dominante, influente, estável ou de conformidade, eles conseguem entender quais características esses perfis trazem, qual é a maior habilidade, as maiores competências que esses perfis podem agregar no mercado de trabalho, na vida pessoal, além de entender também o lado, que a gente brinca que é o lado sombra, ou seja, as fragilidades de cada um desses perfis”.
Ela destacou que entendendo isso, a pessoa consegue olhar para o outro e entender por que o outro, por exemplo, é mais ou menos atento do que ele? Porque ele tem um perfil, por exemplo, mais criativo. Por que que um é mais metódico que o outro.
“isso se dá, por exemplo, porque um tem um perfil voltado para processos, mas o outro tem um perfil voltado para resultados.
A consultora Jane ressaltou que todos os perfis têm as suas qualidades e as suas fragilidades, e à medida em que a pessoa entende isso, fica mais fácil de dirimir essas diferenças, minimizando os conflitos e aumentando a produtividade.
“A partir do momento que a pessoa identifica isso nela, ela também cresce, ela também passa a conhecer melhor a si mesma, o que é de suma importância. À medida em que eu me conheço melhor, fica mais fácil de identificar no outro o perfil dele, e todo mundo cresce, todo mundo ganha. Todo mundo se desenvolve, tem melhor produtividade e resultados expressivos”, concluiu a consultora do Sebrae, Jane Eyre Colombo da Cruz.
Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin