Santa Catarina terá um novo concurso da Polícia Civil com 300 vagas para atuação no estado. A informação foi confirmada pelo delegado-geral da corporação, Ulisses Gabriel, após autorização do governador, Jorginho Mello (PL), para realização do certame.
A expectativa, conforme o delegado, é que a prova seja realizada neste ano, para que as atividades se iniciem já em 2026. Serão disponibilizadas 200 vagas para escrivães e 100 vagas para agentes.
O edital e a data do concurso ainda não foram divulgados. Porém, até o final do ano, há estimativa de que os cargos sejam compactados em um só, transformando-se em oficial investigador de polícia. A medida segue a Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis, que padroniza as funções.
Em resposta à reportagem do ND Mais, o delegado Ulisses Gabriel afirmou que está nomeando, atualmente, a comissão que será responsável pela contratação da banca examinadora. Após a nomeação da banca, será lançado o edital com as informações sobre a prova.
“Com velocidade máxima vamos fazer o concurso, nomeação e academia de 300 novos policiais civis, para que iniciem suas atividades em 2026”, declarou o delegado em suas redes sociais. O objetivo, segundo ele, é fazer uma recomposição do efetivo policial nas cidades catarinenses.
Último concurso da Polícia Civil ocorreu em janeiro de 2024
O último certame realizado para ingresso na Polícia Civil de Santa Catarina ocorreu em janeiro de 2024, com 30 vagas para psicólogos e 30 para delegados.
As remunerações do último chamamento público variaram de R$ 10.620,99 até R$ 22.828,99. A prova, na ocasião, exigiu nível superior como formação e foi organizada pela Fundação Getúlio Vargas.
ND+