Mais de 20 celulares foram apreendidos após uma guarnição da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) encontrar os aparelhos escondidos dentro do forro do porta-malas e bancos traseiros de um veículo na madrugada desta quarta-feira, dia 16, na SC-155, em Abelardo Luz, no Oeste catarinense.
A ocorrência foi registrada durante fiscalização da Operação Protetor na rodovia, por volta da 1h. O carro, modelo Fiat Palio Weekend tinha placas do próprio município e era ocupado por dois homens de 39 anos e 26 anos.
No momento da abordagem, os policiais notaram pelos vidros que o veículo estava carregado de mercadorias, tanto no banco traseiro como no porta-malas. Questionado, o condutor disse ter ido para Foz do Iguaçu e Paraguai fazer compras para familiares e estava retornando, mas teria comprado mercadorias dentro da cota permitida.
Ao realizar a vistoria no automóvel, a guarnição encontrou, no assoalho abaixo do assento do condutor, alguns smartphones. Já no porta-malas do veículo, a equipe encontrou algumas sacolas com tapete, roupas de cama, Playstation 5, skate elétrico, perfume e itens de informática.
Após retirar as mercadorias, a polícia verificou que os acabamentos das laterais do porta-malas estavam soltos, dando indícios de que havia algo escondido. Na tampa interna do porta-malas e embaixo do banco traseiro foram encontrados 29 iPhones novos e recondicionados, 1 smartphone Samsung S24 e 9 smartphones Xiaomi. Ao ser questionado se possuía nota fiscal ou outro documento de origem da mercadoria, o condutor negou.
A situação é caracterizada como descaminho, já que no Brasil, o valor da mercadoria chega a R$ 157 mil, ultrapassando a cota e quantidade (objetos repetidos) de cada produto permitido para importação, além da ocultação de mercadoria na tentativa de enganar a fiscalização.
Os itens foram recolhidos e entregues para a Receita Federal. O valor total das mercadorias e veículo, segundo a PMRv, é de aproximadamente R$ 212 mil.
Oeste Mais