O Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Paraná divulgou dados da intensificação na fiscalização do desmatamento ilegal durante o último mês com significativo avanço na proteção da Mata Altântica e salvamento de animais. Durante o mês de junho foram fiscalizados cerca de 159 hectares de áreas de proteção ambiental e resgatados 216 animais silvestres, além da apreensão de 628 metros cúbicos de madeira de origem ilegal.
As ações neste período tiveram 226 ocorrências sendo 120 delas de crimes contra a flora. Os principais flagrantes foram em áreas de Mata Atlântica com 41 casos e outros 32 casos em Áreas de Preservação Permanente. As equipes policiais apreenderam 540 metros cúbicos de madeira em tora, outros 88 metros cúbicos de madeira processada, 2.464 quilos de carvão vegetal e 5.935 unidades de palmito extraído de forma ilegal.
Dentre os 216 animais resgatados de situações de maus-tratos ou cativeiro ilegal, a maioria foi de aves, com 203 espécimes. A principal infração registrada foi justamente a guarda de animais silvestres sem licença, que correspondeu a 43 das 64 ocorrências relacionadas à fauna. Além disso, foram recolhidas 133 gaiolas que eram utilizadas para manter os animais em cativeiro.
Ascom