Pela primeira vez, uma mulher vai comandar uma penitenciária federal, o local é conhecido por ser onde ficam os presos considerados de alta periculosidade.
Amanda Teixeira, de 36 anos, é primeira mulher eleita para o cargo. A servidora de carreira da Secretaria Nacional de Serviços Penais (Senappen) foi eleita por votação para assumir a direção da Penitenciária Federal em Brasília (PFBRA).
Com seis anos de experiência na área de execução penal federal, Amanda é formada em Ciências Sociais e Segurança Pública e tem um extenso currículo na área de segurança penitenciária e experiência em gestão. Merecido!
A nomeação dela é vista como uma consolidação de um caminho de inclusão e acolhimento às mulheres que o Sistema Penitenciário Federal (SPF) vem trilhando.
O Sistema Penitenciário Federal é referência no combate ao crime organizado. Nas quatro penitenciárias federais, nunca se registrou rebelião, fugas ou entrada de aparelhos celulares, segundo as autoridades e o Ministério da Justiça.
Além de Brasília, há apenas mais cinco unidades prisionais federais no país Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Mossoró (RN) e Porto Velho (RO). Uma sexta unidade em Charqueadas (RS) está em fase de construção.
As penitenciárias federais são mantidas por servidores de carreira: policiais penais federais, especialistas e técnicos em execução penal. São aproximadamente 1 mil servidores atuando diretamente nestas unidades, somente 31% são mulheres.
Portal Tri com informações SóNotíciaBoa