Neste mês de maio, Santa Catarina terá o céu iluminado por um belíssimo fenômeno da natureza.
Durante este período, a Terra atravessa regiões com maior concentração de poeira cósmica, ocasionando a Eta Aquarídeos — uma chuva de meteoros composta por resquícios do famoso Cometa Halley.
De acordo com o astrônomo Adolfo Stotz Neto, presidente do GEA-UFSC (Grupo de Estudos de Astronomia da Universidade Federal de Santa Catarina), será possível avistar o espetáculo da chuva de meteoros em Santa Catarina.
Neto enfatiza a importância de estar em um local com o mínimo de iluminação possível para contemplar o fenômeno e ressalta que o período da madrugada é o ideal para poder avistar.
Durante o ano, ocorrem duas chuvas de meteoros com maior intensidade: a Eta Aquarídeos em maio e a Orionídeos em outubro, ambas causadas pelos resquícios deixados pelo Cometa Halley.
O cometa Halley cruza nossa região do Sistema Solar a cada aproximadamente 76 anos e a última vez que ele pôde ser observado por astrônomos amadores foi em 1986.
Quando pode ser visto:
O primeiro eclipse lunar deve ocorre na próxima sexta-feira (5) e, segundo o especialista, será do tipo penumbral. Esse fenômeno ocorre quando a Lua passa apenas pela região menos escura da sombra terrestre. É um fenômeno sutil, que apresenta apenas uma pequena diminuição no brilho da Lua. Infelizmente não será visível do Brasil, mas poderá ser acompanhado pela internet. O auge deverá ser às 14h53.
Na madrugada deste sábado (6), acontece o pico dos meteoros da Eta Aquarídeos, causados por grãos de poeira deixados pelo cometa Halley. Olhe para o Leste a partir das 2h.
FONTE: ND+