Esportes

Federação da Ucrânia se retira de torneio de esports após presença da Rússia

A Federação de Esports da Ucrânia anunciou a saída de um torneio mundial após a Rússia ser desbanida e poder ser representada

As equipes que estavam representando a Ucrânia no torneio mundial de esporte eletrônico IESF World Esports Championship 2023 se retiraram da competição após uma decisão tomada pelos organizadores. Isso porque eles suspenderam a proibição às equipes russas, que estavam impedidas de representar o país.

A decisão de deixar a competição acontece após membros da Federação Internacional de Esports (IESF) serem favoráveis à permissão de que os atletas russos participem dos jogos representando o país. A sanção era válida desde o ano passado, quando a Rússia invadiu a Ucrânia e deu início à guerra.

Uma nota publicada pela Federação Russa de Esports (RESF) apontou que a aprovação veio com 32 votos favoráveis por parte dos delegados. Enquanto isso, apenas 13 votaram contra e 25 optaram por não escolher um dos lados. O congresso rejeitou a proposta de suspensão tentada pela Federação Ucraniana de Esports (UESF).

A Ucrânia estava presente na competição em uma série de modalidades. Entre elas estão Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), Dota 2, PUBG Mobile e Legends Mobile. Inicialmente, a ideia partiu dos jogadores do MOBA da Valve, mas foi seguida pelos outros atletas em sequência.

“Nós, da equipe CS:GO da Ucrânia, estamos chocados, tristes e profundamente ofendidos pelo retorno da Rússia ao IESF no próximo ano. Eles poderiam ter se inspirado nas Olimpíadas e em outros esportes e banido-os de forma semelhante, mas optaram por não fazê-lo”, disse byr9, capitão do time de CS:GO.

Decisão foi aplaudida por jogadores de outros países

A decisão tomada pelos times vem em um momento onde eles estavam próximos de conseguir bons resultados. Isso porque as equipes de Dota 2 e Counter-Strike, por exemplo, já estavam nos playoffs da competição. Dessa forma, deixaram de brigar pela oportunidade de conquistar a maior fatia dos US$ 100 mil colocados como premiação.

Jogador de PUBG Mobile da Ucrânia, Dmytro “OldBoy” Bui revelou que a decisão dos ucranianos foi bem recebida pelos jogadores de outros países. Em uma publicação no Instagram, ele afirmou que os adversários se levantaram e os cumprimentaram quando eles optaram por desistir de jogar.

“Obrigado a todas as seleções pelo apoio. Quando anunciamos oficialmente que nos retiramos do torneio, cada seleção veio e apertou as nossas mãos em respeito e compreensão. Depois disso, quando estávamos caminhando para a saída, todas se levantaram e começaram a bater palma para nós”, disse.

adrenaline.com.br

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.