O Palmeiras foi derrotado pela LDU por 3 a 0 nesta quinta-feira (23), no estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, pelo jogo de ida da semifinal da Copa Libertadores. Com um primeiro tempo praticamente irretocável, os equatorianos construíram uma sólida vantagem com gols de Villamíl (duas vezes) e Alzugaray, de pênalti.
O Palmeiras tentou diminuir a vantagem na etapa final, especialmente com bolas alçadas à área, mas a equipe paulista não conseguiu machucar a LDU do técnico Tiago Nunes, que virá ao Brasil na próxima semana com uma larga e confortável vantagem.
Sosa ainda teve nos pés a oportunidade de marcar para o Verdão, mas o goleiro Domínguez fez boa defesa e evitou o gol do time brasileiro. Foi o pior jogo do Palmeiras na Libertadores.
A equipe paulista não conseguiu apresentar respostas ofensivas e Abel Ferreira não foi feliz em sua proposta de jogo, inclusive nas alterações feitas. Já nos acréscimos, Bryan Ramírez foi expulso após chegada dura no tornozelo de Giay. O Verdão ensaiou uma pressão, mas não havia tempo para mais nada.
Quando será o jogo da volta?
O jogo da volta acontecerá na próxima quinta-feira (30), às 21h30, no Allianz Parque.
Como fica?
Para avançar de forma direta à decisão da Copa Libertadores, o Palmeiras terá que vencer por quatro gols de diferença. Caso devolva o 3 a 0, a vaga será decidida nos pênaltis. A LDU, por sua vez, pode perder por até dois gols que, mesmo assim, avançará à final. Esta é a primeira vez que as duas equipes se enfrentam em um mata-mata de Libertadores.
Outro tropeço do Verdão
Foi a segunda derrota consecutiva do Palmeiras em jogos decisivos. No fim de semana, pela 29ª rodada da Série A do Brasileirão, a equipe tropeçou frente ao Flamengo — 3 a 2 no Maracanã.
Palmeiras é dominado pela LDU no 1º tempo
O Palmeiras teve um primeiro tempo desastroso em Quito e viu a LDU abrir 3 a 0 ainda antes do intervalo. Logo aos três minutos, Flaco López quase foi expulso após acertar o ombro de Gruezo e acabou advertido com cartão amarelo.
O goleiro Carlos Miguel até tentou segurar a pressão com três defesas importantes em sequência, mas não conseguiu evitar o gol de Villamíl, que aproveitou boa troca de passes dos equatorianos para abrir o placar aos 16 minutos.
A resposta do Verdão demorou a aparecer. A primeira chegada com perigo veio apenas aos 21 minutos, quando Raphael Veiga arriscou de fora da área, mas mandou para fora. Pouco depois, a LDU ampliou: em chute de Quiñónez, a bola tocou no braço de Andreas Pereira dentro da área, e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Alzugaray converteu e fez 2 a 0 para os donos da casa.
Nos acréscimos, o pesadelo palmeirense ficou ainda pior. Villamíl voltou a aparecer com destaque e, livre na área, finalizou de primeira para marcar o terceiro gol da LDU, consolidando a larga vantagem no jogo de ida da semifinal da Copa Libertadores.
Próximos jogos
Antes do duelo decisivo por uma vaga na final da Libertadores, o Palmeiras terá um importante confronto frente ao Cruzeiro no domingo (26), às 20h30, no Allianz Parque. A equipe de Abel Ferreira busca defender a liderança do Brasileirão.
A LDU, por sua vez, não entrará em campo neste fim de semana pelo hexagonal final do Campeonato Equatoriano. A concentração total da equipe será no jogo da volta da semifinal da Copa Libertadores.
Flashscore
