Esportes

Confira estatísticas e curiosidades dos jogos deste sábado (16) do Brasileirão

Sabia que o Fortaleza vive a série invicta mais longa contra o Fluminense na história da Séria A? E que o Ceará é o clube contra o qual o Red Bull Bragantino mais jogou e não perdeu desde 2020? Tinha ideia de que o Corinthians marcou em todas as partidas contra o Bahia na era dos pontos corridos do Brasileirão?

Confira estatísticas e curiosidades dos jogos deste sábado (16) do Brasileirão
Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense F.C.

Confira a seguir as principais estatísticas das partidas deste sábado (16), pela 20ª rodada do Brasileirão, compiladas pela nossa parceira Opta.

A bola vai rolar também no domingo (17) e na segunda-feira (18) 

Fluminense x Fortaleza

Flashscore

O Fortaleza não perde para o Fluminense há três jogos no Brasileirão Série A (duas vitórias e 1 empate), sua maior sequência invicta contra o Flu na história da primeira divisão.

Três das quatro maiores vitórias da Série A de 2025 até agora foram em jogos do Fortaleza. O Leão perdeu por 5 a 0 na última partida contra o Botafogo, o mesmo placar da derrota para o Flamengo em junho e da vitória sobre o Juventude em maio.

O lateral Júlio Fidelis, do Flu, estreou no Brasileirão na última partida contra o Bahia. O reforço não só deu uma assistência, mas também liderou o Fluminense em toques na área adversária (4), chutes de dentro da área (2), cruzamentos (3), duelos vencidos (6) e interceptações (3).

Germán Cano não marca em partidas consecutivas da competição desde novembro de 2023, quando balançou as redes contra São Paulo, Coritiba e Santos. Ainda assim, o atacante argentino lidera o Fluminense em gols marcados nas duas últimas campanhas do campeonato (8, o mesmo número do recém-saído Jhon Arias).

Fluminense e Fortaleza estão entre as cinco equipes com mais jogadores que marcaram no Brasileirão Série A 2025: 13 jogadores diferentes marcaram pelo Flu e 12 pelo Leão. Flamengo (15) e Botafogo (14) lideram a liga nesse quesito.

Ceará x Red Bull Bragantino

Bragantino vive pior momento na Série A

O Ceará é o time contra o qual o Red Bull Bragantino mais jogou no Brasileirão sem sofrer derrota desde seu retorno à primeira divisão em 2020 (3 vitórias e 4 empates em sete jogos).

O Bragantino é apenas o quarto time na era dos pontos corridos do Brasileirão a vencer e perder cinco jogos consecutivos em uma única temporada, depois do Fluminense em 2009, do Corinthians em 2006 e do Athletico-PR em 2005.

Jhon Jhon, do clube paulista, carregou a bola por mais de 2.750 metros em seus 17 jogos no Brasileirão Série A de 2025, o segundo maior número entre todos os jogadores da liga, excluindo os zagueiros (atrás apenas de Jhon Arias, com 2.825 metros em 12 partidas).

O Ceará é um dos dois únicos times que ainda não receberam cartão amarelo por cera em 2025, ao lado do Santos.

O Vozão marcou apenas nove gols em casa no Brasileirão Série A de 2025, o segundo menor número entre todos os times da liga – à frente apenas do Sport, com quatro. O Vozão balançou as redes uma vez nos últimos quatro jogos em casa.

Vitória x Juventude

Duelo no Barradão será entre times ameaçados pelo Z4

Depois de perder os dois primeiros confrontos diretos contra o Juventude em casa no Brasileirão Série A (1996 e 2000), o Vitória está há cinco jogos sem perder quando recebe o Papo (3 vitórias e 2 empates entre 2001 e 2024).

O Vitória está invicto em casa nos últimos quatro jogos do Campeonato Brasileiro Série A (1 vitória e 3 empates). O Leão não fica cinco partidas consecutivas sem perder em casa na primeira divisão desde setembro-outubro de 2014 (4 vitórias e 1 empate).

Aitor Cantalapiedra, do Rubro-Negro, é apenas o terceiro jogador espanhol a disputar uma partida do Brasileirão Série A 2025, depois de Héctor Hernández, do Corinthians, e Saúl Ñíguez, do Flamengo.

O Papo teve quatro treinadores diferentes no comando em 2025, o maior número entre todas as equipes. Se vencer neste sábado, Thiago Carpini igualará Fábio Matias como o técnico com mais vitórias pelo clube no campeonato nesta temporada (2), feito que Cláudio Tencati (1) e o interino Gerson Ramos (0) não conseguiram alcançar.

Esta partida contará com o time com mais (Vitória, 9) e menos (Juventude, 2) empates no Brasileirão deste ano A. No entanto, em termos de minutos, o Ju é o segundo time com menos minutos empatados (36,3%, à frente apenas do Bragantino, com 35,9%), enquanto o Leão (59,6%) fica atrás apenas do São Paulo (60,2%) e do Bahia (58,7%) em porcentagem de minutos empatados.

Sport x São Paulo

Sport tenta segunda vitória seguida no Brasileirão
Sport tenta segunda vitória seguida no BrasileirãoFlashscore

O São Paulo não perde para o Sport há 12 jogos na Série A do Brasileirão (7 vitórias e 5 empates). Nesse período, o Leão marcou apenas dois gols contra o Tricolor. O Sport não sofreu gols nos últimos dois jogos, assim como nos outros 15 jogos da liga nesta temporada.

O São Paulo venceu seus últimos cinco jogos no Brasileirão Série A. A última vez que o Tricolor venceu seis jogos consecutivos no campeonato foi em 2009 (7 vitórias).

Na última partida contra o Grêmio, o atacante Léo Pereira registrou oito toques na área adversária – o maior número de qualquer jogador do Sport em um único jogo desde maio (nove de Barletta contra o Internacional).

Rodriguinho, do São Paulo, jogou 142 minutos no Brasileirão após a pausa para a Copa do Mundo de Clubes, mais do que o dobro do que havia jogado antes da pausa (67 minutos). O meio-campista teve uma média de um participação direta em chutes a cada 12 minutos neste período recente (oito chutes e quatro chances criadas no total).

Corinthians x Bahia

Bahia fecha jogos de sábado contra o Corinthians fora de casa

O Corinthians marcou em todos os jogos em casa contra o Bahia na era dos pontos corridos: 23 gols em 12 jogos (1,9 por partida). O Timão venceu oito desses jogos, com dois empates e duas derrotas.

O Corinthians esteve à frente no placar em apenas 11,1% dos minutos do Brasileirão Série A 2025 (212/1.918) — a menor porcentagem entre todas as equipes.

O Bahia tem a maior sequência invicta no Brasileirão Série A 2025: sete jogos sem derrota, com quatro vitórias e três empates.

O Bahia teve 43 toques na área adversária na última partida contra o Fluminense, o maior número em um único jogo do Brasileirão Série A 2025. O Esquadrão também registrou 60% de posse de bola, um número que alcançou em cada uma das últimas quatro partidas do campeonato.

Matheuzinho lidera o Corinthians em desarmes no Brasileirão Série A 2025 (33, treze a mais que Breno Bidon e Raniele). O lateral fez seis desarmes contra o Juventude na última partida, o maior número em qualquer jogo do campeonato nesta temporada.

Flashscore

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.