Com o objetivo de orientar a população, o SAMU de Dionísio Cerqueira dá dicas de como agir em caso de engasgo, e como realizar a desobstrução das vias aéreas em adultos.
O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir o alimento ou objeto que toma o "caminho errado", durante a deglutição (ato de engolir). Na parte superior da laringe localiza-se a epiglote, uma estrutura formada por tecido cartilaginoso, que fica atrás da língua. Ela funciona como uma válvula que permanece aberta para permitir a chegada de ar até os pulmões e se fecha quando engolimos algo, isso para bloquear a passagem do alimento para os pulmões e encaminhá-lo ao estômago.
O engasgo é considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por algum tempo, causando riscos à saúde. Por isso, a ação rápida é essencial para evitar possíveis complicações.
«
Saiba como realizar a desobstrução
A manobra de Heimlich é um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia devido à obstrução das vias respiratórias superiores por objetos estranhos como alimento, ou algum líquido.
Para fazer a manobra, é preciso se posicionar atrás da pessoa com asfixia, posicionar sua perna de apoio para trás e a outra para frente, envolver os braços em torno da pessoa, posicionar a mão fechada com o polegar voltado para o abdomen, e colocar entre o umbigo e o processo xifoide, segurar o punho com a outra mão e comprimir o abdomen para dentro e para cima.
Faça o movimento até que o adulto elimine o corpo estranho, sempre observar se o objeto já foi expelido e se a vítima respira.