Outrora muitos diziam que esse tipo de informação era exagero, manipulação para assustar e como o tempo é o dono das respostas, o resultado de hoje talvez não seja o que os negacionistas esperavam, mas já era o que os partidários da ciência alertavam: caos na saúde publica e vidas sendo perdidas. Essa realidade antes vista somente pelo noticiário nacional, agora está aqui do nosso lado, tirando vidas de familiares e amigos, deixando um rastro de tristeza com hospitais lotados, aumento no número de mortes e infectados por coronavírus e consequente colapso na saúde.
Uma doença que não mata apenas quem está infectado, mas que indiretamente afeta pacientes com outras doenças e que devido à alta ocupação das UTI's, muitas vezes morrem nas filas de espera, como é o caso do condutor socorrista do Samu de Dionísio Cerqueirea, João Carlos, que perdeu a mãe, devido a falta de espaços nas unidades de saúde.
A equipe de reportagem do Portal Tri conversou com socorristas do SAMU de Dionísio Cerqueira que estão, assim como os demais profissionais de saúde, na linha de frente no atendimento a população. Eles relataram sobre a gravidade da doença e a superlotação de hospitais em toda a região e estado de Santa Catarina. Momentos que gostaríamos de estar vivendo, fase de pensarmos em um bem maior - a vida. Pensando nisso os trabalhadores fazem um apelo para que as pessoas tomem mais cuidados para evitar a contaminação.
Portal Tri