O que entendemos por saúde? Seria apenas a ausência de doenças? Ou conseguimos entender a saúde como o estado de bem estar geral de todo nosso Ser?
Se pensarmos como estado de bem estar, precisamos entender que somos seres físicos, mentais ou emocionais e também seres espirituais. Somos seres complexos com um funcionamento perfeitamente integrado nestes aspectos, e por isso precisamos olhar melhor para nós mesmos e entender como estamos realmente.
Precisamos cuidar de todos estes aspectos para nos mantermos saudáveis. Cuidar das emoções e da nossa espiritualidade é tão importante quanto nos alimentarmos ou fazer exercícios.
Temos uma grande conexão dentro de nós, e para além de nós, essa conexão se estende ao mundo, a natureza, ao universo. Tudo o que acontece dentro de nós se estende fora de nós, assim como tudo que acontece no universo também nos influencia.
Estamos vivendo tempos de grandes dúvidas em relação a nossa saúde e bem estar. A situação da pandemia de COVID 19 nos trouxe um grande alerta sobre nossos comportamentos, hábitos, relações, enfim, sobre nossa forma de vida até aqui.
Pessoas saudáveis tem se contaminado e perecido com a doença, assim como também casos de pessoas com várias comorbidades tem se salvado desta doença. O que os diferencia? O que fortalece o ser humano diante de uma situação grave como esta, e o impulsiona à cura?
Ao conversar com várias pessoas que atravessaram essa dolorosa experiência, muitos são os relatos de que o mais importante naqueles difíceis momentos foram as lembranças dos familiares e a fé em si mesmo e em sua cura.
Relatos de força interior e fé também são comuns em pessoas que venceram câncer ou outros quadros graves de doenças.
Isto nos leva a refletir sobre a importância da nossa saúde mental. Quando temos resiliência, quando conseguimos manter nosso equilíbrio e acreditar em nossa própria capacidade de cura, somos mais fortes para enfrentar as dificuldades, sejam quais forem.
Quando entramos em desespero e perdemos a nossa fé em nossa própria capacidade de reagir, nos tornamos ainda mais vulneráveis às doenças e sucumbimos mais rapidamente a qualquer quadro de doença que nos aflige.
A força e capacidade reativa, necessária para vencer qualquer obstáculo, está no poder da nossa mente de acreditar em nós mesmos, de não nos deixarmos vencer e manter firme nosso objetivo de viver, nosso desejo de estar com nossos familiares e pessoas que amamos.
Manter a esperança e acreditar no reencontro, acreditar na cura, mobiliza dentro de nós os recursos necessários para que nosso corpo crie mais rapidamente os anticorpos e as reações necessárias para o processo de cura e de superação de qualquer desafio.
A fé é o que nos move para a superação. Seja fé em Deus, em qualquer religião, seja fé nos médicos e no tratamento indicado, seja fé na nossa própria capacidade de reagir. A fé nos mobiliza e dá a força necessária para nos mantermos vivos.
Nossas ações no mundo nos conectam com nossa saúde. Nossa alimentação, nossas ações de higiene, de trabalho e preservação da natureza, nossas ações de destruição e devastação ou de preservação e conexão com a natureza e toda a vida que ela contém, geram energias que vão retornar ao nosso corpo, e direta ou indiretamente, agem sobre nossa saúde, pelas energias que consumimos.
As vibrações das energias dentro e fora de nós são essenciais para nosso equilíbrio e para estabelecer a conexão direta de nosso corpo com a terra e todo o universo.
Se estamos em paz, se mantemos nossa tranquilidade e afetividade, mantemos também o equilíbrio em relação a fartura e fertilidade da terra. Ao contrário, se alimentarmos apenas violência e desamor, destruímos em nós mesmos e também no planeta terra essa capacidade de gerar boas energias e bons frutos.
Precisamos manter nossas energias nos pensamentos e ações mais elevadas, de amor ao próximo e de fé na humanidade, para restaurar na terra a própria fé no planeta e em sua produtividade de vida.
É necessário manter a paz de espírito e a tranquilidade, a confiança de que seremos vencedores da batalha. É necessário manter o equilíbrio, para que nosso corpo tenha as forças de reação a qualquer desafio, seja uma doença, seja um acidente, um problema difícil que estejamos enfrentando.
Somos seres integrais, a força de nossa mente impulsiona a força do nosso corpo. Acreditar que somos capazes de vencer a doença, a dor, nos torna mais fortes e resistentes a ela, nos permite enfrentar de forma mais tranquila os obstáculos da vida e sairmos vencedores destas importantes batalhas.
Sejamos fortes, vamos acreditar na força de nossa mente e da nossa energia vital. Vamos acreditar no poder regenerador de estar em paz, em equilíbrio, cuidando da mente, do corpo e do espírito. Assim, nosso equilíbrio interno permitirá o equilíbrio da natureza, para vencermos os desafios da nossa evolução.
Odaiz Machado
Psicóloga
Hipnoterapeuta