O deputado federal Aliel Machado (PV-PR) vem ampliando sua atuação em Brasília e a articulação de recursos para municípios do Paraná. Pelo terceiro ano consecutivo, ele aparece entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).
Ao longo dos três mandatos, Aliel também presidiu três comissões da Câmara dos Deputados: Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática; Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; e Cultura. Segundo o parlamentar, a atuação em Brasília precisa resultar em investimentos e melhorias para os municípios.
No atual mandato, Aliel afirma ter viabilizado cerca de R$ 1 bilhão em recursos para cidades paranaenses, com investimentos em diferentes áreas.
Atuação na Saúde
A Saúde é uma das principais áreas de atuação do deputado. Aliel afirma ter conquistado mais de R$ 430 milhões para o setor no Paraná, destinados a hospitais, unidades de saúde e aquisição de equipamentos.
Por conta dessa atuação, o parlamentar passou a ser chamado por prefeitos de “deputado da Saúde”.
“Sei o quanto uma obra, um aparelho ou um recurso pode mudar a realidade de uma cidade. Por isso, quando estou em Brasília, o objetivo é sempre levar as demandas para quem pode ajudar a resolver”, afirmou.
Além dos investimentos nos municípios, Aliel também ocupa posições de destaque em debates nacionais. Ele foi relator do projeto que criou o Mercado de Carbono no Brasil e recebeu o Prêmio Economia Verde.
Atualmente, no terceiro mandato, o deputado é relator do chamado PL das Big Techs, que propõe regras para a atuação das grandes empresas de tecnologia no país. A proposta busca ampliar a segurança jurídica e a concorrência nos mercados digitais.
Com a experiência acumulada no Congresso, Aliel afirma que pretende ampliar sua atuação e fortalecer a participação do Paraná nas decisões em Brasília.
“Tenho muito orgulho de tudo o que conseguimos construir até aqui, mas não vejo isso como um ponto de chegada. Quero continuar trabalhando, abrindo portas e conquistando ainda mais para nossa gente”, finalizou.A
ASCOM
