Notícias

Partidos com candidatos a presidente definem datas para convenções e largada na corrida eleitoral

PL do pré-candidato Flávio Bolsonaro deve ser primeiro a lançar candidatura, em evento no dia 25, enquanto PT prepara convenção para o dia 2 de agosto

Partidos com candidatos a presidente definem datas para convenções e largada na corrida eleitoral
Foto: Arquivo NSC

A maioria dos partidos com pré-candidatos à Presidência da República já tem definidas as datas das convenções que vão oficializar e lançar as candidaturas para o Palácio do Planalto nas Eleições 2026. O prazo da legislação eleitoral para as legendas aprovarem as chapas em eventos com dirigentes e filiados começa na segunda-feira (20) e vai até 5 de agosto, mas a maior parte dos concorrentes deve dar a largada na campanha ainda antes da data final.

O primeiro pré-candidato a fazer convenção até o momento é o senador Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato a presidente apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e pelo grupo bolsonarista. A convenção em que Flávio será lançado como candidato está marcada para o próximo sábado, dia 25 de julho, às 9h, em um espaço no Pacaembu, em São Paulo (SP).

A capital paulista, aliás, principal centro financeiro do país, foi escolhida por quase todos os concorrentes que já marcaram as convenções (veja lista completa abaixo).

O PSD, que vai lançar o ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado como candidato a presidente, fará convenção no dia seguinte, domingo (26), às 9h, na sede do partido, no bairro Bela Vista, também em São Paulo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pré-candidato à reeleição nas Eleições 2026, terá a candidatura lançada em convenção marcada para o dia 2 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo. O PT prepara um grande evento com presença de apoiadores de vários estados para lançar a campanha em que o petista buscará o quarto mandato presidencial.

Entre os 13 pré-candidatos à Presidência da República anunciados por partidos até o momento, cinco ainda não confirmaram ou não divulgaram as datas das convenções.

Convenções de partidos com pré-candidatos a presidente

Veja as datas confirmadas pelos partidos, em ordem cronológica:

  • Flávio Bolsonaro (PL): 25 de julho (sábado), 9h, Pacaembu, em São Paulo (SP)
  • Ronaldo Caiado (PSD): 26 de julho (domingo), 9h, na sede do PSD, em São Paulo (SP)
  • Samara Martins (UP): dia 26 de julho (domingo), 9h, na Sociedade Zumbi dos Palmares, em São Paulo (SP)
  • Romeu Zema (Novo): 27 de julho (segunda-feira), horário e local a definir, Brasília (DF)
  • Hertz Dias (PSTU): 31 de julho (sexta-feira), 19h, Sindicato dos Metroviários de São Paulo
  • Edmilson Costa (PCB): 1º de agosto (sábado), 9h, local a definir, em São Paulo (SP)
  • Renan Santos (Missão): 1º de agosto (sábado), 12h, Komplexo Templo, em São Paulo (SP)
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT): dia 2 de agosto (domingo), horário a definir, Expo Center Norte, em São Paulo (SP)
  • Joaquim Barbosa (DC): ainda não definida
  • Rui Costa Pimenta (PCO): ainda não definida
  • Augusto Cury (Avante): ainda não definida
  • Cabo Daciolo (Mobiliza): ainda não definida
  • Leonardo Avalanche (PRTB): ainda não definida.

O que são as convenções partidárias

As convenções partidárias são encontros em que os partidos reúnem a diretoria executiva, filiados e apoiadores para aprovar e oficializar os nomes escolhidos para serem candidatos nas eleições. De posse da ata da convenção com a aprovação da nominata escolhida é que as siglas solicitam o registro das candidaturas à Justiça Eleitoral.

No calendário das Eleições 2026, o prazo para os partidos realizarem as convenções vai de 20 de julho a 5 de agosto. O período seguinte, de 10 dias após as convenções, é destinado justamente ao registro das candidaturas. A campanha eleitoral em si começa logo em seguida, a partir de 16 de agosto. A partir desta data é permitido o pedido de voto, a divulgação de materiais de campanha e a realização de atos como comícios, caminhadas e carreatas.

NSC

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.