A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) apreendeu medicamentos de comercialização proibida no Brasil e mais de R$ 57 mil em mercadorias de origem estrangeira durante uma fiscalização realizada na noite de quinta-feira (2), na SC-161, no trevo de entroncamento com a SC-305, em Palma Sola, no Oeste de Santa Catarina.
A ação fez parte da Operação Brasil Contra o Crime Organizado e ocorreu durante a abordagem de um ônibus que fazia o trajeto entre Foz do Iguaçu (PR) e São Leopoldo (RS).
Durante a inspeção, os policiais encontraram uma sacola plástica ao lado do ônibus, próxima à janela do banheiro. No interior havia cerca de 78 ampolas de tirzepatida de diferentes marcas, entre elas TG e Lipoless, fabricadas no Paraguai e com comercialização proibida no Brasil.
Como a embalagem não possuía qualquer identificação e não foi possível relacioná-la a nenhum dos passageiros, a autoria do possível crime de contrabando não foi identificada no momento da ocorrência.
Na sequência, durante a fiscalização das bagagens, os policiais constataram que quatro passageiros transportavam mercadorias estrangeiras sem documentação fiscal e acima da cota de isenção permitida.
Entre os produtos apreendidos estavam eletrônicos, equipamentos de informática, perfumes e peças de vestuário, totalizando um valor estimado de R$ 57.650,00.
Todo o material foi apreendido, lacrado e será encaminhado à Receita Federal, que ficará responsável pelos procedimentos legais.
Segundo a Polícia Militar Rodoviária, os quatro passageiros poderão responder, em tese, pelo crime de descaminho. Já em relação aos medicamentos de origem paraguaia, as investigações continuam para identificar o responsável pelo transporte do material.
Everson Coutinho / Portal Tri
