AIguaçu Saneamento completou um ano de operação plena no Oeste e Sudoeste do Paraná com cerca de R$ 9,5 milhões investidos na implantação da estrutura operacional e nas primeiras ações previstas na Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Sanepar.
A operação teve início em junho de 2025 em dez municípios que já possuíam rede de esgoto instalada, entre eles Francisco Beltrão, Vitorino, Salto do Lontra, Mangueirinha, Honório Serpa e Medianeira. A expansão para as demais cidades ocorrerá de forma gradual, conforme o cronograma definido pela Sanepar.
Com duração de 24 anos, a PPP prevê investimentos de R$ 685 milhões e tem como meta atingir 90% de cobertura de esgotamento sanitário até 2033, beneficiando aproximadamente 358 mil moradores em 28 municípios.
Durante o primeiro ano, a companhia ampliou sua equipe de 61 para 90 colaboradores e entregou aos municípios o Plano Diretor de Esgotamento Sanitário, documento que orientará os investimentos e obras futuras na região.
Entre as ações já realizadas estão a implantação de mais de quatro quilômetros de novas redes de esgoto e a execução de 657 novas ligações domiciliares. A empresa também passou a operar 12 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).
Para os próximos anos, estão previstas obras estruturantes em diversos municípios. Em Francisco Beltrão, por exemplo, o planejamento contempla a implantação de 6,6 quilômetros de rede e 450 novas ligações de esgoto. Também estão previstas melhorias nas estações de tratamento de esgoto Marrecas e Santa Rosa.
Além das obras, a companhia promoveu ações de educação ambiental e conscientização sobre o descarte correto de resíduos, incluindo visitas de estudantes às estações de tratamento por meio do programa Você no Saneamento.
Fonte: Assessoria
