A Polícia Civil do Paraná (PCPR) divulgou o retrato falado de um homem suspeito de cometer os crimes de estupro e furto contra uma jovem em Curitiba. O caso aconteceu no dia 7 de novembro de 2024, na Praça Senador Correia, na região central da capital paranaense.
De acordo com as investigações, a vítima caminhava em direção ao Terminal Guadalupe quando foi abordada pelo suspeito. Conforme a PCPR, o homem puxou a jovem para o interior de um portão e, sob ameaça com um canivete, obrigou a vítima a praticar atos sexuais sob o vão de uma escada. Após a agressão, ele fugiu levando a mochila da vítima.
Segundo a delegada Janaina Garcia, a divulgação do retrato falado ocorreu após o avanço das investigações e a realização de novos procedimentos técnicos junto ao Instituto de Identificação do Paraná (IIPR).
“A elucidação definitiva deste caso depende diretamente do apoio dos cidadãos. Diante do tempo decorrido, a colaboração da comunidade torna-se a nossa principal via para localizar o suspeito. Solicitamos que qualquer pessoa que reconheça os traços fisionômicos descritos ou tenha informações sobre o indivíduo denuncie imediatamente, com a garantia de sigilo absoluto”, afirmou a delegada.
Conforme a descrição repassada pela polícia, o suspeito é um homem pardo, com cabelos pretos, curtos e crespos, olhos esverdeados, aproximadamente 1,70 metro de altura, idade em torno de 30 anos e uma pequena cicatriz abaixo do olho.
A PCPR explicou ainda que a técnica de retrato falado é desenvolvida por papiloscopistas do IIPR com auxílio de softwares específicos. Durante o processo, a vítima analisa características faciais como olhos, nariz, boca e formato do rosto até chegar à composição mais próxima possível do suspeito.
A Polícia Civil solicita apoio da população com informações que possam ajudar na identificação do homem. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR, 181, do Disque-Denúncia, ou pelo número (41) 3219-8600, da Delegacia da Mulher de Curitiba.
