Uma carreta destruiu parcialmente o Portal Norte de Pomerode, um dos principais cartões-postais da cidade, após o motorista errar a rota e colidir contra a estrutura na noite da segunda-feira (11), no Vale do Itajaí. O acidente aconteceu por volta das 19h25, na rua Presidente Costa e Silva, no bairro Testo Rega.
Segundo a Polícia Militar, o motorista da carreta, um homem de 62 anos, seguia de Rio dos Cedros em direção ao porto de Itapoá para descarregar um contêiner, quando confundiu a passagem do portal com a pista de trânsito e acabou atingindo a estrutura.
Apesar do forte impacto e da destruição parcial do monumento, ninguém ficou ferido.
Portal tinha limite de altura sinalizado
Ainda conforme a PM, havia sinalização no local indicando altura máxima permitida de 3,5 metros.
Após a batida, equipes da Guarda Municipal de Trânsito realizaram o isolamento da área para garantir a segurança dos motoristas e pedestres.
O acidente resultou apenas em danos materiais.
Prefeitura promete reconstrução
Em nota oficial, a Prefeitura de Pomerode lamentou o ocorrido e destacou a importância histórica e cultural do portal para o município.
“O pórtico é um dos cartões-postais de Pomerode e representa parte importante da nossa história, da nossa cultura e da memória dos imigrantes”, informou a administração municipal.
Segundo a prefeitura, o prefeito Rafael Ramthun conversou com o proprietário da empresa responsável pela carreta, que assumiu o compromisso de reparar os danos causados.
O município informou ainda que já iniciou as tratativas para reconstrução da estrutura.
