Uma colheitadeira foi completamente destruída por um incêndio na tarde deste sábado (11), na linha Butiá Verde, interior de Fraiburgo. As chamas também atingiram parte de uma lavoura de milho que estava em fase de colheita. Apesar do susto, o operador da máquina não ficou ferido.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, a ocorrência foi atendida por volta das 13h17, após acionamento via COBOM. Ao chegar ao local, a guarnição do ABTR-197 constatou que o maquinário já estava completamente tomado pelo fogo, que havia se alastrado rapidamente para a plantação.
Segundo relato do operador, o incêndio começou durante a operação de colheita. Diante da intensidade das chamas e do risco de propagação, os bombeiros priorizaram o cerco ao fogo, com o objetivo de proteger a área de cultivo e a vegetação próxima.
Após controlar o avanço das chamas, a equipe realizou o rescaldo da colheitadeira, utilizando cerca de 2 mil litros de água. Com a situação sob controle, o local foi deixado aos cuidados do proprietário, e a guarnição retornou ao quartel.
O caso reforça a importância da manutenção preventiva de máquinas agrícolas, especialmente durante períodos de colheita, quando o risco de incêndios é elevado devido às altas temperaturas e à presença de նյութ inflamável no ambiente.
Everson Coutinho / Portal Tri
