A Câmara Municipal de Dionísio Cerqueira realizou, no dia (23) de março, a 7ª Sessão Ordinária do ano, marcada por votações relevantes, apresentação de novos projetos e momentos de homenagem e pesar.
Entre os destaques da sessão, foi apresentado o Projeto de Lei nº 022/2026, que propõe autorizar a realização de parte da hora-atividade de planejamento dos professores fora do ambiente escolar, no âmbito da rede municipal de ensino. A matéria segue para tramitação.
Na ordem do dia, os vereadores analisaram e votaram cinco projetos de lei. O PL015/2026, de autoria do vereador Marcelo Luiz Ferlin Dambrós, que dá denominação a uma via pública, foi aprovado por unanimidade.
Também recebeu aprovação unânime o PL016/2026, que trata da ratificação da 1ª alteração do contrato do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Ameosc, fortalecendo a gestão regional da saúde.
Na área da educação, o PL019/2026, que concede revisão nos vencimentos dos servidores do magistério municipal e altera legislação vigente, foi aprovado por unanimidade. Já o PL020/2026, que dispõe sobre a revisão geral anual da remuneração dos servidores do Executivo, incluindo unidades fundacionais e o hospital municipal, além de fixar o piso mínimo municipal, também foi aprovado sem votos contrários.
Por outro lado, o PL021/2026, que previa reposição salarial para servidores efetivos, comissionados e agentes políticos do Poder Legislativo, foi rejeitado por unanimidade.
A sessão ainda foi marcada por manifestações institucionais. Os vereadores aprovaram moção de aplausos ao jovem artista Andrei Dresch que se apresentou ao lado de Gusttavo Lima na Expobel, reconhecendo seu talento e destaque. Também foram aprovadas moções de pesar pelo falecimento de Aline Fernandes Barbosa e Jaime Donatti, em solidariedade às famílias.
Ao final da sessão, o presidente da Casa, Everton Fragozo, conhecido como Nego do Carroceiro, fez uso da palavra para destacar os trabalhos realizados e reforçar o compromisso do Legislativo com a comunidade.
Everson Coutinho / Portal Tri
