A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (24), a Operação Sem Remorso para apurar um suposto esquema de peculato que teria causado prejuízo milionário à Caixa Econômica Federal.
A ação foi realizada no município de Dionísio Cerqueira, (SC), onde os agentes federais cumpriram mandado de busca e apreensão em uma residência ligada ao principal investigado. Durante a operação, foram apreendidos documentos físicos, arquivos que podem conter registros financeiros, um aparelho celular e um veículo de luxo. Todo o material será submetido à análise técnica e pericial, com o objetivo de identificar movimentações suspeitas, possíveis transferências irregulares e a eventual participação de terceiros.
Segundo as investigações preliminares, o suspeito, ex-gerente da agência local da Caixa teria se aproveitado da função de confiança para realizar desvios de recursos, causando um prejuízo estimado em aproximadamente R$ 1 milhão, já considerando valores atualizados no período entre janeiro e agosto de 2022. A apuração indica que o esquema pode ter envolvido manipulação de procedimentos internos e movimentações financeiras sem o devido respaldo legal.
A Polícia Federal informou que a operação busca reunir provas para esclarecer completamente a dinâmica dos fatos, identificar outros possíveis envolvidos e dimensionar com precisão o prejuízo causado à instituição financeira pública.
Os investigados poderão responder pelo crime de peculato previsto no Código Penal para casos em que servidor público se apropria ou desvia valores em razão do cargo, além de outros delitos que possam ser constatados ao longo das investigações. As penas, em caso de condenação, podem incluir reclusão e multa.
Everson Coutinho / Portal Tri com informações Polícia Federal
