Santa Catarina deve ter um Carnaval marcado por calor intenso, temporais e mudanças rápidas nas condições do tempo, conforme previsão divulgada pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. A instabilidade aumenta a partir de sexta-feira, dia 13, com a passagem de uma frente fria, elevando o risco para chuvas intensas, rajadas de vento e eventual queda de granizo em todas as regiões do estado.
Entre esta quarta-feira e sexta-feira, a atuação de uma massa de ar quente mantém as temperaturas elevadas. No Grande Oeste e no Litoral Sul, as máximas variam entre 34°C e 37°C, enquanto nas demais regiões ficam entre 30°C e 34°C. As madrugadas permanecem abafadas, especialmente no Litoral e áreas próximas, devido à umidade vinda do oceano.
Na quinta-feira, dia 12, o calor aliado à umidade favorece a formação de temporais isolados entre a tarde e a noite, principalmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e em pontos do Litoral catarinense. Já na sexta-feira, a chegada da frente fria aumenta o potencial para temporais mais intensos, com previsão de chuva forte, raios e ventos. Entre o Vale do Itajaí e o Litoral Norte, os volumes podem ser elevados em curto intervalo de tempo, ampliando o risco de alagamentos e enxurradas.
No sábado, dia 14, o sistema avança para o alto-mar, mas o tempo segue instável em Santa Catarina, com variação de nuvens e temporais isolados. A circulação marítima mantém chuva persistente no Litoral Sul catarinense, ainda com risco para alagamentos. Segundo a Defesa Civil, a condição de instabilidade permanece até a próxima terça-feira, dia 17, período final do Carnaval.
Oeste Mais
