O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, publicou em uma rede social, nesta quinta-feira, dia 5, um vídeo com teor racista onde aparecem representados como macacos o ex-presidente dos EUA Barack Obama e a ex-primeira dama Michelle Obama.
A imagem de 2 segundos foi incluída ao final de um vídeo de cerca de 1 minuto, com teorias da conspiração que repercutem denúncias não comprovadas de fraude nas eleições de 2020, quando Trump perdeu para o presidente democrata Joe Biden e não reconheceu os resultados.
Em resposta à publicação, o líder dos democratas da Câmara de Representantes dos EUA, o deputado negro Hakeem Jeffries, defendeu Obama e Michelle como “o melhor deste país”.
Falsas denúncias
O vídeo foi um dos 60 posts que o presidente Trump fez durante apenas três horas, boa parte com acusações de fraudes na eleição de 2020.
O que diz o governo
O governo de Donald Trump disse nesta sexta-feira, dia 6, que a publicação foi um "erro" de um funcionário, segundo publicou a agência Reuters.
Ainda assim, a postagem ficou quase 12 horas no ar e foi apagada após uma onda de críticas. Antes disso, a porta-voz da Casa Branca havia minimizado o vídeo, que chamou de "meme da internet".
