A Secretaria de Estado de Educação do Paraná (Seed-PR) realizou, nesta quinta-feira (5), o evento de alinhamento da segunda edição do Ganhando o Mundo Professor, programa de formação continuada no Exterior destinado aos professores da rede estadual de ensino. O encontro aconteceu no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e reuniu os 251 docentes selecionados para o intercâmbio para um último encontro de formação antes da viagem.
O primeiro grupo embarca nesta sexta-feira (6), com 132 professores, e os 119 restantes viajam no sábado (7). A cerimônia contou também com a presença dos 22 professores mentores e 32 chefes de Núcleos Regionais de Educação.
Para o vice-governador Darci Piana, que participou do evento, o programa representa uma oportunidade de aprendizagem e evolução na educação estadual. “Agora chegou a vez dos professores. Na segunda etapa são 251 professores que vão para o Canadá, para ter a experiência do chamado primeiro mundo. Para vocês que estão indo, prestem atenção, fiquem de olhos abertos para trazer essa experiência e serem multiplicadores aqui no nosso Estado, isso engrandece a nossa educação”, comentou.
De acordo com o secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda, o Ganhando o Mundo Professor representa um importante avanço nos investimentos em qualidade para educação dos estudantes paranaenses. “É um investimento real nos professores. Eles vão ter a oportunidade de aprender sobre metodologia, tecnologia, currículo dentro do Canadá, que é uma educação de referência para o mundo. Investir na formação continuada de professores é um ganho para a educação do nosso Estado, é dessa forma que a gente continua avançando”, ressaltou.
O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, também destacou a formação continuada promovida pelo Estado, que proporciona uma educação cada vez mais robusta para os paranaenses. “Formação continuada é fundamental para que a gente possa manter o entusiasmo e nos prepararmos cada vez melhor para os desafios de uma educação em um mundo que nos desafia constantemente com as mudanças, sobretudo com as novas tecnologias à disposição de toda a sociedade”, completou.
O objetivo do encontro foi reforçar o caráter pedagógico do programa, que possibilita uma formação continuada para professores da rede estadual, com uma vivência cultural em outro país.
Durante a cerimônia, foi apresentado o funcionamento do intercâmbio, com orientações sobre o embarque e logística, além de informações administrativas e culturais sobre a formação no Exterior.
Portal Tri via Assessoria de Comunicação
